Saúde - Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

Saúde de Tupã adquire material lúdico para atendimento psicológico infantil

Quatro unidades básicas e o AMEM oferecem consulta especializada em saúde mental

A assistência psicológica a crianças na atenção básica tem sido aprimorada no município após a descentralização dos serviços prestados em saúde mental. Com investimento de cerca de R$11 mil, a Secretaria de Saúde equipou as cinco unidades que ofertam atendimento psicológico infantil com material lúdico.

Os jogos e brinquedos adquiridos pela atual gestão asseguram a atenção integral à saúde e promovem a autonomia dos pacientes mirins. A psicóloga Aline Silvério Teixeira Ribeiro, que atende na USF Aracy de Marqui - Nego Enfermeiro (Jardim Rubiácea), ressaltou os benefícios de poder adotar esse tipo de atividade no tratamento dos usuários.

“Nós psicólogos estamos felizes com essa aquisição. Ao lidar com adultos ou adolescentes, existe uma facilidade na comunicação, já com a criança fica mais complicado. É através do brincar que elas entram em contato com o mundo interno delas, por meio do brinquedo, a gente consegue trabalhar a agressividade, a autoestima, enfim, várias questões que afetam o desenvolvimento”, explicou.

O material será encaminhado às salas de atendimento psicológico do Centro de Saúde dr. Walter Pimentel (Postão/ CS I), da USF Mirian Rosely Benito Pimentel (Miroca Setor B), e da USF Rubiácea. Futuramente, novos kits serão destinados a UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Vila Formosa), e ao AMEM (Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas).

Em março deste ano, a Prefeitura de Tupã aderiu ao sistema descentralizado de atendimento em psicologia, determinado pelo Ministério da Saúde, a fim ampliar a cobertura psiquiátrica especializada na Atenção Básica.

Dessa forma, as demandas de saúde mental devem ser encaminhadas aos psicólogos após consulta com o médico da UBS ou USF, que atende o bairro de moradia do interessado ou área de maior proximidade.

“Temos um psicólogo para cada uma das unidades básicas mencionadas e dois no AMEM. Esses brinquedos pedagógicos facilitam identificar alterações psicoemocionais, ao permitirem explorar o relacionamento social, pessoal e familiar dos pacientes e criam ambientes mais acolhedores para as crianças. Agradeço pelo apoio fundamental dado por nosso prefeito Caio Aoqui, numa gestão que prioriza a saúde e o bem-estar da população”, comentou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.