Saúde - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Saúde reforça que vítimas de acidente com escorpião devem procurar atendimento na Santa Casa/ Centro

Unidade de referência atualmente atende na Rua Coroados, 776 (antigo Hospital São Francisco) até conclusão da reforma do prédio principal

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a chegada do período de maior incidência de escorpiões e outros animais peçonhentos. Neste mês, o Centro de Controle de Zoonoses de Tupã registrou acidentes com crianças na sexta (4) e segunda-feira (7) na zona rural, e no sábado (5) um caso foi notificado no perímetro urbano do município.

As vítimas de 2, 3 e 8 anos passam bem. No entanto, duas delas precisaram ser transferidas para Marília (SP), pois foram levadas para atendimento na UPA, em vez da Santa Casa de Misericórdia, única unidade que dispõe do soro-antiescorpiônico.

Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde reforça, em caso de acidente com escorpião, procure imediatamente o Pronto Socorro da Santa Casa (funcionando temporariamente na unidade Centro, localizada na Rua Coroados, 776 – antigo Hospital São Francisco).

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Entre os sintomas estão: agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros mais graves. Quanto maior o tempo até o socorro médico, maior o índice de complicações e óbito.

Evite ocorrências mantendo os quintais limpos, não acumulando entulhos, materiais de construção e resíduos orgânicos. Uma vez que os escorpiões são normalmente encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação.

Se encontrar algum espécime, informe o CCZ pelo telefone (14) 3404-2202. Vale ressaltar que após registro dos casos, as equipes da Prefeitura de Tupã realizaram visita aos locais dos acidentes e orientaram os moradores a respeito das medidas de segurança, e indicaram adequações estruturais necessárias para prevenir novos aparecimentos.

Entre as estratégias de cuidado estão:

• Deixar as lixeiras fechadas;
  • Colocar telas ou tampar ralos dos quintais, pias e tanques;
  • Não acumular folhas e sobras de construção;
  • Proteger ou vedar as frestas das portas, janelas e muros;
  • Evitar deixar brinquedos e roupas no chão;
  • Observar e agitar roupas e calçados antes de usar.