Saúde - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Vigilância Sanitária realizou palestra lúdica com cerca de 300 estudantes

Saúde promoveu ainda capacitação sobre rotulagem e pit stop na Av. Tamoios

Alunos das EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, Sônia Maria Gomes Jerônimo e Governador Mario Covas participaram de uma palestra sobre a “Importância dos produtos dentro da validade e higiene das mãos”. O trabalho de educação em saúde foi desenvolvido de 8 a 10 de agosto como parte da Semana da Vigilância Sanitária.

Com o objetivo de conscientizar e atrair a atenção das crianças, a equipe criou os personagens Maria Limpinha e João Sabão, usou fantoches e cantou canções lúdicas. A coordenadora da EMEIEF Governador Mario Covas, Dulcelene Antiqueira Aducc, ressaltou que a criatividade encantou as turminhas, facilitando a assimilação do conteúdo.

“Parabenizo toda a equipe pela inciativa, porque as instruções absorvidas por eles serão repassadas aos pais, amigos, avós e vizinhos. Porque as questões de saúde, cuidados com o corpo, e alimentação, são aprendidas nas disciplinas regulares, mas atrelado ao que foi desenvolvido, isso fará deles multiplicadores do conhecimento”, disse.

Por ser um projeto-piloto, apenas três unidades da rede municipal de ensino receberam a palestra informativa.

A realização deste tipo de atividade com estudantes é preconizada tanto pelo Ministério da Educação, órgão responsável por estabelecer diretrizes às propostas curriculares dos municípios, quanto pelo Ministério da Saúde, que criou o Educanvisa — projeto didático da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para a enfermeira responsável pela Visa de Tupã, Gisele Porteiro reconhecer a importância de a escola incluir e trabalhar em seus projetos político-pedagógicos atividades transversais (como Saúde, Meio Ambiente, Ética, etc.) é o primeiro passo para transformação do futuro da sociedade.

“Foi possível plantar uma sementinha no coração das crianças sobre o descarte correto de medicamentos, que deve ser feito nas unidades de saúde para preservação da vida do nosso planeta. Assim como da promoção dos bons hábitos, como a higiene das mãos e a atenção com os prazos de validade, evitando diarreias, resfriados, e outras complicações ao organismo”, elenca a profissional que coordenou a ação.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, cumprimentou os servidores envolvidos na Semana da Vigilância Sanitária, por organizaram a capacitação para empreendedores sobre rotulagem e armazenamento de produtos, no dia 7 de agosto, reunindo no Teatro Municipal 109 representantes de estabelecimentos do setor alimentício.

Por fim, o Departamento de Vigilância em Saúde promoveu um “Pit Stop da Vigilância Sanitária”, no sábado, 12, na Avenida Tamoios. Na ocasião, aproximadamente 300 desenhos dos estudantes da rede municipal que participaram do ciclo de palestras foram expostos.

“Foi muito bom ver a população interessada em entender as regras para controle de qualidade e rotulagem nutricional. Mas, para finalizar, o trabalho de conscientização dos adultos, montamos uma tenda da Saúde, ao lado do Santander, para conversarmos com os interessados, e expondo os desenhos das crianças da rede municipal, para aproximarmos ainda mais a Prefeitura de Tupã da nossa população”.