Saúde - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023

Prefeitura realizará vacinação itinerante contra a gripe neste sábado

Iniciativa prevê aumentar a cobertura vacinal contra a doença

Prefeitura realizará vacinação itinerante contra a gripe neste sábado

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado (19) haverá vacinação itinerante contra a Influenza (gripe comum). A ação será realizada por equipes da Pasta em frente ao Supermercado Varejão Secco, das 9h às 15h.

Segundo informações da Secretaria responsável, a iniciativa contempla a população a partir dos 6 meses, apta a receber a dose imunizante contra o vírus da gripe. Para se vacinar basta levar a carteira comum de vacina e um documento de identidade.

A ação itinerante é mais uma estratégia da Saúde para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, que no município atingiu apenas 46,02%, como explica a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

“A Campanha contra a Influenza foi prorrogada em todo o Estado até dia 31, justamente pela baixa cobertura nos municípios, e infelizmente não ficamos atrás. Mesmo com toda a divulgação e conscientização sobre a imunização, visto que a gripe em quadros intensos pode levar o paciente a óbito, ainda encontramos muita resistência e desdém sobre a vacinação, deixando o município com baixíssima cobertura vacinal. Assim, pedimos que as pessoas tenham consciência sobre a importância da imunização e, se for mais fácil, procurem o ponto itinerante que será realizado para atualizar a carteira”, enfatizou.

Além da vacinação neste sábado, a Pasta também colocou no cronograma de ações a vacinação itinerante no sábado (26) que será realizada no estacionamento do Supermercado Romana, das 9h às 15h. A ação também será no mesmo formato, contemplando as pessoas com mais de 6 meses de vida e que apresentarem a carteira de vacinação comum e um documento pessoal.

“Traçamos estratégias para facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da Saúde e garantir a saúde de todos. Lembrando que as ações itinerantes serão complementares aos serviços realizados durante a semana nas salas de vacinação de cada Unidade de Saúde. Os munícipes que têm acesso mais fácil às Unidades de Saúde que se imunizem lá, mas aqueles que só têm o final de semana terão a oportunidade de se imunizarem em um desses pontos estratégicos”, reforçou.