Educação - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Mais de 13 mil uniformes já foram entregues à Rede Municipal de Ensino

4.550 alunos receberam três conjuntos de roupas para verão e inverno

Mais de 13 mil uniformes já foram entregues à Rede Municipal de Ensino

Nesta semana, a prefeitura completou a entrega dos uniformes aos 4.550 alunos da rede municipal de ensino, incluindo as 1.350 crianças das creches, 1.100 do pré I e II e 2.100 do ensino fundamental. São três conjuntos – dois para o verão e um para o inverno.

A entrega oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF), Professora Enedina Botteon. A direção do estabelecimento organizou até um desfile das crianças, numa passarela colorida e enfeitada de bexigas. Os pais assistiram atentamente à apresentação.

O prefeito Caio Aoqui, acompanhado do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti; e do vereador Lucas Hatano, fez questão de ressaltar que o objetivo da visita à escola não foi o de apenas entregar os uniformes, mas sim, o de mais uma vez prestar contas sobre os investimentos que têm feito na educação.

“Essa própria escola, inaugurada em 2014, aqui na Rua Laura, na Vila Formosa, só veio receber melhorias em suas instalações recentemente para permitir mais qualidade no ensino de nossas crianças. Trocamos mobiliário, construímos um muro de concreto pré-moldado, reforma completa do telhado, limpeza e impermeabilização do piso e a instalação de esquadrias de vidro temperado, portas e janelas para a entrada e fechamento do pátio, além da substituição das portas das salas de aula”, enumerou o prefeito.

INVESTIMENTO

Atualmente o investimento no setor da educação é de 28% do orçamento do município, quando a Constituição exige apenas 25%. Havia, por exemplo, 15 anos que os alunos da rede municipal de ensino não recebiam uniformes.

O secretário Valdir Berti lembrou que esse investimento tem feito com que Tupã fique acima da média mundial de aprendizagem na rede municipal – 6,6 a nota, enquanto no mundo atinge apenas 6.

“Há pelo menos 10 anos não se comprava livros de qualidade para exercitar a leitura de nossos alunos, brinquedos pedagógicos que estimulam a brincadeira saudável”, observou.

Representando a Câmara, o vereador Lucas Hatano, que também é professor, lembrou que “o Executivo e o Legislativo concederam reajustes que valorizaram a carreira do magistério municipal, além de investir na infraestrutura para atender a demanda das escolas-creches, escola de Segundo Turno e de tempo integral, com mais de 50% dos alunos da rede já nessa nova sistemática de ensino”.

Com mais de 2.200 alunos estudando em tempo integral, a Cozinha Piloto precisou ser ampliada, reformada e readequada para produzir diariamente 10 mil merendas. A diretora da Escola Professora Enedina Botteon, Viviane Ciaramicolli Trisóglio, agradeceu aos professores, funcionários pelo empenho e dedicação, bem como, aos pais em confiarem seus filhos à escola.

“Sendo pai, fico feliz pelo acolhimento que a escola proporciona, principalmente em datas comemorativas, quando há o envolvimento da comunidade. Ontem, por exemplo, minha filha chegou em casa e disse que o presidente estaria hoje na escola para entregar uniformes, se referindo ao prefeito. Então os nossos filhos ficam entusiasmados com tudo que acontece aqui”, declarou senhor Licínio.