Saúde - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023

Tupã participa de Oficina de Microplanejamento em Marília

Oficina busca organizar estratégias para aumentar as coberturas vacinais dos municípios

Tupã participa de Oficina de Microplanejamento em Marília

Na última semana, equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de Oficina de Microplanejamento para organização da Campanha de Multivacinação com objetivo de melhorar a cobertura vacinal dos municípios. A Oficina foi realizada na cidade de Marília e durou 2 dias com palestras e rodas de conversa.

Ao todo, 37 municípios da região participaram da Oficina. Representando Tupã estiveram presentes a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, a diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, e a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Segundo informações, durante a Oficina os municípios foram orientados a utilizar estratégias diferentes para desenvolver um plano de melhoria da cobertura vacinal da Multivacinação e de demais vacinas do Calendário Vacinal.

“É uma ferramenta para que cada município consiga olhar sua realidade e elencar as prioridades e as formas de intervenção. Agora faremos uma ação com todas as Unidades de Saúde do nosso município para que consigamos realizar as intervenções necessárias de acordo com a realidade de cada Unidade”, disse Juliana Yuri.

As ações entre os municípios foram necessárias após as últimas campanhas de vacinação não atingiram o percentual suficiente das coberturas vacinais.

“Na próxima semana será iniciada a Campanha de Multivacinação, e precisamos nos preparar para conscientizar mais pessoas para que as coberturas vacinais sejam suficientes. Precisamos continuar o trabalho excepcional que sempre realizamos aqui na cidade, e continuar cuidando da saúde de todos”, reforçou Joselaine Pio Rocha.

Simone ainda ressaltou que Tupã tem um sistema de saúde adequado para atender a população, e que as campanhas vacinais são bem trabalhadas para atingir os públicos-alvo. “A Saúde trabalha em conjunto, com todos os Departamentos se auxiliando para que toda a população seja beneficiada. A Oficina foi muito bem aplicada e deu um ponto de partida para que possamos estudar as melhores estratégias aqui para o nosso município”.