Saúde - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

Farmácia Central Municipal será inaugurada hoje

Com a centralização, a distribuição de medicamentos será agilizada à população

Farmácia Central Municipal será inaugurada hoje

Será inaugurada nesta segunda-feira, dia 2, às 19h, a Farmácia Central Municipal, localizada na Rua Cherentes, esquina com Rua Paiaquás. Com a reforma, ampliação e readequação concluídas em julho, a Prefeitura fez toda sinalização indicativa e mobiliou o prédio que abrigará toda estrutura de recebimento, armazenamento, estocagem e distribuição de medicamentos.

Antes a distribuição era feita através de dois prédios alugados. Um funcionava na Avenida Tapuias, esquina com Coroados e a de medicamentos especializados na Rua Goitacazes, nº 71. Além de proporcionar comodidade à população, a construção da Farmácia Central significa redução de custos com o pagamento de aluguel.

A área ampliada e modernizada é de 62%, ou cerca de mais de 300 metros quadrados, a partir do prédio original que era de apenas 200 metros quadrados, de acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi.

Iniciadas em março de 2022, as obras custaram cerca de R$ 900 mil para os cofres da prefeitura. Com mais de 500 metros quadrados, o prédio da nova Farmácia vai abrigar medicamentos básicos - voltados aos programas de atenção básica, saúde mental e saúde da mulher; especializados - voltados ao nível ambulatorial, de custos mais elevados ou maior complexidade; estratégicos - voltados aos tratamentos de doenças endêmicas e epidêmicas, e os de serviços administrativos - fornecidos pelo Estado por solicitação Administrativa ou Ordem Judicial.

Na ampliação também houve a instalação de dois banheiros, com um deles adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Foram construídas salas de recepção, copa, sala de reunião, hall, salas de estoque, área de serviço, sala de espera, consultório farmacêutico, varanda.

“A nova estrutura contará com oito salas e terá capacidade para armazenamento e estoque de medicamentos para a CAF - Central de Abastecimento Farmacêutico”, informou o secretário de Saúde, Dr. Ângelo de Marchi.

O prefeito Caio Aoqui destacou que “sem a Farmácia Central Municipal, as pessoas que necessitam de medicamentos básicos e também de alto custo, precisavam se deslocar para dois endereços, mas a partir de segunda-feira, a população mais uma vez será privilegiada pela nossa administração, com a finalização e a inauguração de toda a estrutura que facilitará muito todo o processo de retirada dos medicamentos”, decretou.