Saúde - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

Outubro Rosa terá atendimento agendado nas unidades de saúde

Campanha contra o câncer amplia expediente para horário noturno nas 16 UBS e USF

O início da Campanha Outubro Rosa “Apaixone-se” 2023 foi marcado por uma cerimônia especial de abertura, realizada na manhã de segunda-feira (2), pela Secretaria de Saúde. O objetivo é sensibilizar e alertar a população sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, assim como da necessidade de prevenção e cuidado com a saúde integral da mulher.

Este ano, a ação promovida pela Prefeitura de Tupã tem cinco mulheres como representantes da luta contra a doença: Adriana Cristiane da Paixão (43 anos), Beatriz Renata Mellenberg (64 anos), Denise Liliane do Nascimento Silva (35 anos), Laís Vargas Rodrigues (35 anos) e Regina de França Borges (51 anos).

Todos os anos, a iniciativa reúne pacientes em tratamento ou que já superaram o câncer para compartilhar suas histórias, a fim de ampliar a comunicação a respeito do tema, além de dar força e apoio a outras mulheres. Diagnosticada em 2019, com um nódulo na mama, Denise Liliane do Nascimento Silva, hoje aos 35 anos, ressalta a importância de falar com o maior número possível de pessoas sobre esta doença, que pode levar à morte.

“Essa campanha me deu a oportunidade de mostrar o que passei, o quanto foi difícil, o quanto lutei, o quanto fui forte. Conheci histórias lindas que me incentivaram a lutar cada vez mais. Se você tem alguma dúvida, procure um médico, faça esse exame tão importante para salvar vidas”, declarou.

Além de mobilizar a comunidade, por meio dos depoimentos das guerreiras (nome dado às mulheres que estampam os cartazes da campanha e que relatam suas experiências em um curta-documentário), o Departamento de Atenção Básica realizará expediente estendido nas Unidades de Saúde.

“O objetivo é acolher mulheres com dificuldade de ir a uma das 16 UBS/ USF no período normal de funcionamento (7h às 17h). Pensando nisso, os atendimentos deste mês serão individualizados, com horários especiais e até mesmo em período noturno. Entre em contato com a equipe da sua unidade  de referência e agende sua consulta”, orienta a secretária adjunta de Saúde, Nilcéa Guandalini.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou a emoção de conhecer a experiência de tantas mulheres que ainda batalham ou que já superaram a doença. “Não é fácil. É algo que vivo na minha família hoje. Minha avó descobriu estar com câncer aos 80 anos e está, graças a Deus, vencendo a doença dia após dia. A gente passa momentos de angústias e desafios, porque sem saúde não tem como fazer aquilo que a gente ama. Por isso a Prefeitura de Tupã fará tudo que estiver ao alcance, para proporcionar uma saúde melhor para toda nossa cidade”, afirmou.

No evento, realizado no Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes, a Secretaria de Saúde anunciou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. As mulheres que passaram por uma mastectomia, procedimento de retirada cirúrgica de toda a mama para evitar a progressão do câncer, poderão receber uma prótese mamária confeccionada pela Escola Profissionalizante.

Outros apoiadores da campanha de Tupã são: Shalom Festas e Eventos, Lions Clube Tupã Curumim, Studio Vip Michelle Cunha, Luggi Artigos Fotográficos, Chandola Boutique, Sinkro Photo, Roque Reis: Produtora, Luis Henrique Makeup, Status Formaturas, Darlene Ayalla Makeup, Restaurante Lá em Casa, Gertrudes Monteiro, Sandra Spinard, Sueli Gonçalves, José Rogerio, CTA CAMAP e Thais Fonseca.