.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação - Terça-feira, 10 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã sediará circuito estadual de teatro, de 11 a 14 de outubro

Quinze espetáculos serão apresentados na cidade, a entrada será gratuita


De 11 a 14 de outubro, Tupã sediará a Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes (PQA). Serão 15 espetáculos, divididos em quatro locais da cidade, com entrada gratuita, e envolvendo mais de 150 artistas de companhias ou grupos artísticos advindos de várias regiões do estado de São Paulo.

 

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, explica que os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada apresentação, no local da apresentação. “Teremos espetáculos para crianças e adultos, e rodas de conversa para os fazedores de cultura de nossa cidade e os artistas envolvidos trocarem experiências. As peças que circularão resultam de um processo de orientações artísticas oferecidas pelo PQA, para aprimorar e qualificar seus processos de criação, pesquisa e montagem na área das artes cênicas”, explica. 

 

Entre os gêneros que serão encenados estão: Drama, Teatro Popular, Tragicomédia, Musical, Teatro de Crueldade, Teatro Épico, Realismo Fantástico, Monólogo, Teatro Performativo e Teatro de Máscaras.

 

PROGRAMAÇÃO

 

11/10 • QUARTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Bitita – Para não Esquecer

Cia Cênica | Cidade: São José do Rio Preto | Gênero: Infantil | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 45 minutos

 

Local: Núcleo de Tempo Integral (NUTI) Profª Izilda de Freitas Alves

Entrada Gratuita

Horários: 10h e às 15h

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Sinopse: A atrevida menina Bitita é, para além de uma pergunta (ou perguntadeira), um sonho possível de se viver sem ter que esperar pelas decisivas respostas – um sonho possível de Carolina Maria de Jesus. Ela é Bitita, antes mesmo de se perguntar se um dia, de fato, poderia ser Bitita. Mas, em paralelo ao sonho, há a realidade, pesada e concreta. Lá onde o chão de terra é mais duro que o cimento, e, no entanto, a terra vermelha suja menos que o cal. Lá, que é também aqui dentro, dentro da nossa vida vivida, no dia-a-dia. “Ah, comigo o mundo vai modificar-se. Não gosto do mundo como ele é.”

 

Ficha Técnica

Elenco criador: Beta Cunha, Cairo Francisco, Christina Martins e Geovanna Leite

Dramaturgia: Anna Magalhães

Direção geral e figurinos: Fabiano Amigucci

Direção de movimento: David Balt

Preparação vocal: Lissa Uriel

Cenografia: Leo Bauab

Coordenação de produção: E Su Mayê

Produção: Cênica

Orientação artística: Flávio Rodrigues

 

11/10 • QUARTA-FEIRA

 

• Apresentação: Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro

Abertura Institucional

20h

 

• Espetáculo: Baladas de um palhaço

Viva Arte Cia de Teatro | Cidade: Teodoro Sampaio | Gênero: Drama | Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos

 

Local: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

Entrada Gratuita

Horário: 21h

Retirar ingressos com 1h de antecedência.

 

Sinopse: Na cena, apresenta-se o embate de ideologias entre personagens representantes do circo. Embaixo de uma lona furada, a coxia é palco para essa trama. Bobo Plin, desconhecido e decadente palhaço, está cansado por trabalhar sem motivação, artista reprimido pelo sistema e tradição circense, pretende encontrar o verdadeiro significado de sua alma, como artista e ser humano.

Decidido a repensar tudo, enfrenta seu chefe, Manelão, o dono do circo, palhaço opressor, mercenário e operador do saltimbanco entretenimento cultural, que compactua hostilidade com seu fiel escudeiro, o palhaço Fofão. Com isso, um jogo de interesses é estabelecido e o sarcástico Manelão faz com que Bobo Plin tome uma decisão que dará outros rumos às vidas de ambos.

Com uma dramaturgia poética e simbólica, elaborada por Plínio Marcos, a Cia Viva Arte propõe atingir o espectador de maneira reflexiva sobre ultrapassar limites como artista na grande beleza da arte; e no espetáculo, os atores utilizam elementos circenses, as ideias das personagens, e repertório musical autoral, voltados a alcançar as sensações do público.

 

Ficha Técnica

Texto: Plínio Marcos

Direção: Léo Ramos

Elenco: Andrew Duarte (Bobo Plin)

Igor Tributino (Manelão)

Léo Ramos (Fofão)

Produção: Viva Arte Cia de Teatro

Orientação artística: Flávio Rodrigues

 

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

• Roda de Conversa 1 – Atuação para o Teatro Performativo, Popular e de Rua

Mediação: Aysha Nascimento| Duração: 80 – 90 minutos

 

Local: Instituto Federal Campus de Tupã

10h

Obs: atividade somente para integrantes do Programa.

 

Sinopse: Atuantes que trabalham fora da “caixa preta” com o desejo de criar novas possibilidades de poéticas do espaço. A Roda se propõe a conversar sobre os desafios que as linguagens populares apresentam para a instrumentalização teatral.

Participação: A Casa das Lagartixas (São José dos Campos), Mamulengo de si mesmo (Caraguatatuba), Cia O que Tem Maria? (Jundiaí), Cia Luju de Teatro (Dracena), TArt (Indaiatuba), Cia Teatral Fratri Alatere (Bragança Paulista), Pagu Cia de Teatro (Presidente Prudente), Cabeção Cansado (Araraquara) e Núcleo Artístico NAC (Santa Bárbara D’Oeste).

 

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Raiva Guardada

Cia Nora (Núcleo de Obras de Riso e Amargura) | Cidade: Campinas | Gênero: Tragicomédia | Classificação Indicativa: 12 anos | Duração: 60 minutos

 

Local: Instituto Federal Campus de Tupã

15h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência.

 

Sinopse: Existe alguma coisa, lá no fundo do peito, que faz você ser você e eu ser eu. Ainda que a gente se copie, contamine ou misture, a minha dor nas costas sou só eu quem pode sentir. “Raiva Guardada” conta a história de Joana, Tânia e Cora, amigas de infância que, na vida adulta, testam limites de convivência.

 

Ficha Técnica

Texto e direção: Marco Pedra

Assistência de direção e iluminação: Giovanna Naso

Produção: Janaina Batista

Elenco: Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Lígia Andrade e Mariana Procópio

Orientação Artística: Éder Lopes e Erika Cunha

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Calma e Constância

Com o Valsa Pra Lua | Cidade: Cubatão | Gênero: Teatro Popular | Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos

 

Local: Museu Solar Luiz de Souza Leão

17h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência.

 

Duas moradoras de Cubatão, interior de SP, são obrigadas a repensar suas expectativas diante de uma mesma cidade. Enquanto uma se despede de sua casa e se prepara para ser realocada, a outra acaba de retornar para sua cidade natal e não encontra o lugar onde passou sua infância. Em meio a essa busca por um espaço, as duas se encontram.

 

Ficha técnica

Atuação e Dramaturgia – Jade Oliver e Mariana Nunes

Assistência de direção – Fabiano di Melo e Thay Muniz

Direção Musical – Andrea Doria

Figurino – Coletivo

Produção – Alana Vieira

Orientação Artística:  Ana Luiza Bergamasco Hachuy

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

• Espetáculo: O Despertar da Primavera

Com a Cia Cássio B de Teatro | Cidade: Lorena | Gênero: Teatro Musical | Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos

 

Local: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

20h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência.

 

Sinopse: A adolescência é uma fase cheia de primores. Dos mais belos aos mais estapafúrdios. É o momento de maturação biológica e de maior interação nos ambientes sociais. Talvez não seja assim que vive Wendla, uma jovem de 14 anos no fim do século XIX. Apesar de Wendla desejar muito sua liberdade, é bloqueada por inúmeras paredes, uma delas é sua complicada mãe. Deste modo, Wendla, assim como Melchior, Moritz, Ilse e outros jovens viajam numa descoberta que adentra no universo da liberdade sexual na adolescência. Um lugar que promove um encontro interno entre aquilo que há de mais lindo e de mais assustador: a primeira relação sexual, a primeira masturbação, os anseios dos desejos secretos, a descoberta das orientações, entre outros fatores. Porém, toda descoberta tem uma consequência. Esses jovens atravessarão um mar de impactos resultantes da irresponsabilidade das instituições, representadas pela família e pela escola. A ausência da educação sexual dentro de casa e em ambiente escolar fará com que esses adolescentes sofram algo que eles jamais irão se esquecer.

O Despertar da Primavera é uma adaptação musical do escritor expressionista FrankWedekind e aborda temas importantes, necessários e perigosos para levantar debates sociais ainda existentes nos dias de hoje, mais de 100 anos após a sua escrita.

 

Ficha Técnica

Direção Geral: Cássio Borges

Direção Musical: Huander Sampaio

Elenco: Rafa Marcelino / Edu Castro / Brunno Alex / Mariana Mazzi / Maria Clara Ribeiro / Guilherme Bueno / Lay Stars / Matheus Oliveira / Maycon Quintanilha / Carol Serra / Erik Constan

Stand-in: Beatriz Capucho e Pedro di Paula

Projeto de Iluminação: Yago Santos

Operador de Som: Huander Sampaio

Cenário: Cássio Borges

Figurinos: Patrícia Guia

Equipe de Produção: Geovana Mara e Patrícia Guia

Intérprete de libras: Jafhy Borges

Orientação artística: Daniela Schitini

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

Espetáculo: A Terra Prometida: escadaria para o céu

Mythus Teatro | Cidade: Macatuba | Gênero: Teatro da Crueldade | Classificação Indicativa: 16 anos | Duração: 60 minutos

 

Local: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

21h30

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Sinopse: O espetáculo “A Terra Prometida: escadaria para o céu” mostra as tortuosidades de um caminho aparentemente sem volta percorrido por duas personas presas em seus ideais conservadores. As camadas tênues e fluidas entre atuantes e personas possibilitam situações e narrativas que, propositalmente, provocam confusões entre o emissor e o interlocutor, dificultando a identificação e possibilitando ressignificações a todo momento. São personas amarguradas e cruéis que estão tolhidas no tempo arbitrário e nas encruzilhadas de um palco supostamente vazio na busca obsessiva pela conquista de terras e pessoas, já que o céu é apenas uma promessa. Nesse ciclo vicioso, a ganância, o egoísmo e a mesquinharia refletem a supervalorização do eu em relação à inferiorização do outro, resultando em construções de preconceitos e discriminações.

Dessa forma, a ausência de almas, a superposição de máscaras, a metalinguagem e as ritualizações são a história das colonizações sendo contadas ou é a história que teima em se repetir? Em meio a tudo isso, a ação pode ser percebida no silêncio, na repetição e no estado das coisas, ora rápida, ora lenta, ora na inércia, ora suspensa e ora se rastejando.

Os corpos estão em planos altos, mas não ao céu; baixos, mas não ao inferno; médios, na mediocridade. A angústia dos seres diante do absurdo que os rodeia é retratada em um humor cruel. A falta de sentido que corrói a vida, a falta de ética, as moralidades e as hipocrisias são temas abordados. O rito da aflição, do delírio, da lamentação e da evocação dos mitos, das lendas e dos encantados é representado.

O cotidiano metódico e vazio se contrasta com a utopia do céu e a distopia da terra. Assim, a resistência em permanecer na cova desperta a idealização de uma escada, que simboliza o subir, mas é um esforço inútil e incompetente se não estiver alinhado à coletividade e à diversidade dos corpos.

 

Ficha Técnica

Direção: Cido Silva

Assistente de Direção: Nelson Barbosa

Dramaturgia: Ivo Nascimento

Elenco: Ivo Nascimento e Fabrício Faustino

Cenário: Cido Silva

Iluminação: Nelson Barbosa e Fabrício Faustino

Sonoplastia: Cido Silva

Figurinos: Ivo Nascimento

Operador de Luz: Nelson Barbosa

Operador de Som: Cido Silva

Orientação Artística: Raphael Garcia

 

12/10 • QUINTA-FEIRA

 

• Espetáculo: O Longo Caminho que vai de Zero a Ene

Eixo 6 Teatral | Cidade: Bauru | Gênero: Teatro Épico | Classificação indicativa: 18 anos | Cenas de nudez | Duração: 50 minutos

 

Local: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

23h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Neste mundo onde o que importa é ser visto, invejado, sem pensar nas consequências que essa busca incessante, pela fama podem trazer a si e aos outros. Neste mundo onde há um impedimento de muitos serem quem são, de demonstrarem sua real vontade e sentimentos, e assim serem forçados a se encaixarem em padrões, Zero e Ene buscam existir para os outros. Mas, o que é existir? E qual o sentido disso tudo? Quais os limites? Essas e outras questões ocorrem nessa constante perseguição e leva a refletir sobre quem é quem nestes papéis de perseguidor e perseguido.

 

Ficha Técnica

Ator e diretor: Xel Magalhães

Ator: Jhon Wesley

Atrizes: Priscila Lellis e Debora Camargo

Cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia:  Eixo 6 Teatral

Orientador artístico: Eder Lopes

 

13/10 • SEXTA-FEIRA

 

• Roda de Conversa 2 – Encenação Teatral e a função da Direção na Sala de Ensaio

Mediação: Fernando Aveiro | Duração:  80 – 90 minutos

 

Local: Instituto Federal de Tupã

10h

Obs: atividade somente para integrantes do Programa.

Por meio dos mecanismos utilizados para o desenvolvimento de um espetáculo teatral, a conversa se propõe a olhar para a direção teatral nas etapas do processo de criação, salientando o fazer coletivo da sala de ensaio.

 

Participação: Uma de Nós – Ateliê Teatral (Sorocaba), Cia Império Teatral (Caraguatatuba), Rosário Vivo (Mogi das Cruzes), Galpão Teatro de Itanhaém (Itanhaém), Coletivo Éter (Jundiaí), Cia Entre Palcos (Palestina), Ditirambá Trupe (Guaratinguetá), Grupo Ágape de Teatro (Tupã), Coletivo Terceiro Ato (Votuporanga) e Cia Teatral Ronaumrose (Piracicaba).

 

 

13/10 • SEXTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Mar Adentro

Cia de Teatro Sucudumbu | Cidade: Guaratinguetá | Gênero: Realismo Fantástico | Classificação Indicativa: 12 anos | Duração: 60 minutos

 

Local: Instituto Federal de Tupã

14h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Eram duas mulheres, num dia, naquele dia, à beira da praia, o dia que separou seus caminhos, mas uniu para sempre suas histórias com o mar.

O mar… Sempre o mar na vida delas, seja no meio de ondas furiosas, na calmaria, nadando entre as criaturas marinhas ou presa e incrustada dentro de uma concha. Mas seria o medo de perder alguém capaz de sustentar uma longa jornada? Seria o medo de sair para fora de si mesma insuportável?

 

Ficha Técnica

Direção: Rosinha Canuto e Thais Della Costa

Dramaturgia: Thais Della Costa

Elenco: Rosinha Canuto e Thais Della Costa

Cenografia e Iluminação: Bárbara Andrade

Designer: Beatriz Oliveira

Divulgação: Thais Della Costa

Preparação Vocal: Nayuri Rodrigues

Produção: Rosinha Canuto

Trilha Sonora: Coletivo Momento Presente

Direção e Produção Musical:  Erickson Freitas

Violão: Ronald Esteferson

Voz: Nayuri Rodrigues

Kalimba e Violino: Natan Cotura

Viola e Flauta Transversal: Levi Lopes

Viola 10 Cordas: Douglas Uba

Voz e Djembe: Rosinha Canuto

Voz: Thais Della Costa

Voz, Composição e Letras: Yamiel Ananda

Voz: Morrigan Calisto

Orientação artística: Beatriz Porto e Bárbara Lima

 

13/10 • SEXTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Calma e Constância

Valsa Pra Lua | Cidade: Cubatão | Gênero: Teatro Popular | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

 

Local: Instituto Federal de Tupã

15h10

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Duas moradoras de Cubatão, interior de SP, são obrigadas a repensar suas expectativas diante de uma mesma cidade. Enquanto uma se despede de sua casa e se prepara para ser realocada, a outra acaba de retornar para sua cidade natal e não encontra o lugar onde passou sua infância. Em meio a essa busca por um espaço, as duas se encontram.

 

Ficha técnica

Atuação e Dramaturgia – Jade Oliver e Mariana Nunes

Direção: Coletiva

Assistência de direção – Fabiano di Melo e Thay Muniz

Direção Musical – Andrea Doria

Figurino – Coletivo

Produção – Alana Vieira

Orientação Artística – Ana Luiza Bergamasco Hachuy

 

13/10 • SEXTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Uma imensidão de pontinhos brilhando

Cia Arte In Cena | Cidade: Bananal | Gênero: Monólogo/drama | Classificação Indicativa: 16 anos | Duração: 40 minutos

 

Local: Solar Luiz de Souza Leão

Horários: 20h e às 21h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Uma imensidão de pontinhos brilhando é uma peça que busca lançar luz a noções de violência, tentando desconstruir e reconstruir traumas que marcam um corpo individual e coletivo. A peça sustenta a imensidão de pontinhos que existem nos olhos de cada um e que luta para continuar brilhando.

 

Ficha Técnica

Texto/encenador: Heleno Donizete

Direção: Chrystian Guedes

Fotografia: Leonan Carvalho

Maquiagem: Samara Isoldi

Iluminação: DJ Ronnan

Orientação artística: Lucas Ramos

 

13/10 • SEXTA-FEIRA

 

• Espetáculo: Eu, você e os afetos em cada um dos nós

Com o Grupo de Teatro Abrakortina | Cidade: Cosmópolis | Gênero: Drama | Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos

 

Teatro Municipal “José Antonio Parra Gomes”

Avenida Tamoios, Centro.

Horário: 23h Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Uma coletânea de cenas independentes, são esquetes dramáticas que abordam alguns aspectos das relações humanas. As cenas percorrem questionamentos de quem seríamos nós enquanto agentes nesta dinâmica afetiva.

Um verdadeiro mergulho sobre os afetos e algumas possíveis consequências de nossas escolhas nas trocas afetivas, também é sobre quais seriam os nós que nos aprisionam ou nos soltam na relação com o (a) outro (a) e com as nossas próprias emoções.

 

Ficha técnica

Dramaturgia, Direção e Concepção Coletiva: Grupo de Teatro Abrakortina.

Elenco: Amanda Mahling, Ana Beatriz Perreira, Filipe Gonçalves, Giovana Concheta, Henrique Grasso, Lucas Bazotto, Maruza Assis, Pedro Concheta, Renata Tosta, Rociel Lima, Simmer.

Cenografia, Figurino, Iluminação, Maquiagem, Produção e Sonoplastia: Grupo de Teatro Abrakortina

Operação de Luz: Aline Campos

Operação de Som: Felipe Siles

Orientação artística: Victor Inácio

 

14/10 • SÁBADO

 

Roda de Conversa 3 – Composição Dramatúrgica: procedimentos de escrita cênica.

Mediação: Fernanda Zancopé | Duração: 90 minutos

 

Nessa conversa temos grupos que criam suas próprias dramaturgias e que se dedicam à escrita teatral. Cada um deve destacar seu percurso, suas práticas específicas para escrita dramatúrgica e relacioná-las à experimentação cênica do espetáculo orientado.

 

Participação: Cia de Teatro Popular Amador Rir é o Melhor Remédio (Guaratinguetá), Cia das Loucas (Presidente Prudente), Grupo de Teatro Terceiro Sinal (Ourinhos), Cia LiberD’Arte (Ibiúna), Grupo Teatral Gorki (Ribeirão Preto), Cia Arte Louco (Ferraz de Vasconcelos), Cena 4 Produções (Jundiaí).

 

 

Instituto Federal de Tupã

10h

Obs: atividade somente para integrantes do Programa.

 

 

14/10 • SÁBADO

 

 • Espetáculo: Pluft e a Bruxinha

Cia Apocalíptica | Cidade: São José do Rio Preto | Gênero: Infantil | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 45 minutos

 

Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

Avenida Tamoios, Centro

14h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Livremente inspirada na obra de Maria Clara Machado, esta peça busca em elementos de “Pluft, O Fantasminha” e “A Bruxinha que era Boa” o alicerce necessário para investigar o gênero dramatúrgico “Terrir”. Em nossa história, quando uma nova aluna humana é transferida para a escola de magia má, as bruxas ficam em polvorosa e agora nossa heroína tem duas opções: ou entra na linha ou Pluft!

 

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Lawrence Garcia

Direção Musical: Xico Mendes

Figurino: Isaac Ruy

Cenário: Flávio Rodrigues e Lawrence Garcia

Maquiagem: Marcela Galhardo

Elenco: Daniela Águas, Gisele Lançoni , Giovanna Bertelli, Marcela Galhardo, Tiago Cardial

Orientação Artística: Flávio Rodrigues

 

14/10 • SÁBADO

 

• Espetáculo: O Floquinho Azul

Grupo Fênix | Cidade: Tupã | Gênero: Infantil  | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 45 minutos

 

Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

Avenida Tamoios, Centro

15h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

O espetáculo narra a aventura de um pequenino floco de neve azul recém-chegado ao polo norte, que, ao se deparar com outros flocos, brancos e alvos, percebe sua diferença, sem compreendê-la. Ser diferente o deixa inquieto. Surgem daí, situações inusitadas, onde as personagens, mesmo com muita graça, encanto e descontração, enfrentam questões preocupantes como o preconceito e o bullying. A situação se agrava, quando o floquinho azul, ao tomar ciência de sua existência como floco de gelo, depara-se com uma questão ainda maior e mais complexa: a não aceitação de sua condição. Após ver uma nuvem no céu, o floquinho fica fascinado com sua leveza e beleza. Querendo a todo custo se tornar uma nuvem, nosso pequenino floco azul busca uma forma de derreter e evaporar-se, pois acredita que esta é a única maneira de alcançar o seu desejo.

 

Neste ínterim, as demais personagens, buscam ajudá-lo a superar as diferenças e dificuldades. Até que aparece na vida de nosso pequenino floco, a Aurora Boreal, personagem feita de luzes, oriundas dos ventos solares que promete ajudar o floquinho azul a concretizar seu maior desejo.

 

Ficha Técnica

Floquinho Azul: Miriam Mieko

Aurora Boreaal: Ana Victória

Floco Filósofo: Élica Régia

Floco Dorminhoco: Yohana Dellabona

Floco Cientista: Lucas Costa

Floco General/Chinês: Charles dos Passos

Floco Arquiteto: Naiara Tanaka

Floco Pintor: Edu Comf

Direção: Charles dos Passos

Orientação Artística: Jandilson Vieira

 

14/10 • SÁBADO

 

• Espetáculo: Hotel Rosário: Terço 1 – Mistérios Gozosos

Com o Grupo Taetro de Teatro | Cidade: São Vicente | Gênero: Teatro Performativo | 

 

Praça da Bandeira

17h

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

O Grupo Taetro Teatro, coletivo teatral da Baixada Santista, com 26 anos de existência, é o realizador do trabalho artístico-teatral “Terço 1 – Mistérios Gozosos”, primeiro dia de apresentação, de uma série de três, do Espetáculo Hotel Rosário, que trata da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e do Seu Amor pela Humanidade. O Terço Mariano é a estrutura cênica para o desenvolvimento do conteúdo dramatúrgico apresentado nesta primeira parte: o nascimento e a infância de Jesus Cristo.

 

Neste espetáculo, camareiras, concierges, recepcionista e gerente recebem o público, que se torna “hóspede” do Hotel. Cenograficamente, o público, enquanto caminha pelos cômodos, segue a sequência da reza de um terço em honra à Virgem Maria, pois, cada aposento representa uma conta desse cordão.

 

A narrativa transcorre em diversos gêneros e estilos teatrais, promove uma visão moderna da oração e tem o intuito de levar o público a refletir sobre a ligação entre a sua individualidade, o Todo e a prece.

 

Ficha Técnica

Direção: Maria Tornatore

Dramaturgia: Andrea came

Produção: Grupo Taetro de Teatro

Orientação Artística:  Daniela Schitini

Elenco: Analú Lopes, Anita Beatriz,  Bel Schineider, Daniela Oliveira, Éder Julião, Eliana Tavares, Estefani Nascimento, Evangelino França, Evelyn Kubota, Fernando Santos, Filipe Zuca, Henrique Andrade, Itoi Marco Antônio, Isah Paulino, Ivanilde Fernandes, Jade Lima, Jô Mel, Jorge Macedo, Kazuaky Nakama, Kelly Franco, Laura Alves, Luana Monteiro, Lúcia Oliver, Luciano de Andrade, Malú Guedes, Marcelo Vitor, Mariana Monteiro, Marisa Oliveira, Matheus de Farias, Natan de Alencar, Paolo Chaves, Patrícia Almeida, Sofia Caçaun, Suellen Couss, Táta Macedo,  Thiago Farah

Orientação Artística: Daniela Schitini

 

14/10 • SÁBADO

 

• Espetáculo: O Teatro de Sombras de Ofélia

Com o Núcleo Ágora de Teatro | Cidade: São José dos Campos | Gênero: Teatro Épico / Teatro de Sombras | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

 

Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

20h

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Depois de perder o emprego no teatro, a solitária Ofélia encontra a amizade entre sombras desamparadas e começam juntas uma nova jornada.

 

Ficha Técnica

Atriz: Maelly Sammay

Atriz e Assistente de direção: Renata Batista

Ator, Dramaturgo e Direção: Gabriel Marinelo

Ator e Diretor musical: Miler Ezequiel

 

Orientação Artística: Erika Cunha

 

14/10 • SÁBADO

 

• Espetáculo: Jacarandá

Cia Municipal de Teatro | Gênero: Comédia / Teatro de Máscaras | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 minutos

 

Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”

21h30

Entrada Gratuita

Retirar ingressos com 1h de antecedência

 

Uma árvore de quatrocentos anos corre o risco de virar o banco de uma praça em nome do lucro e da ganância dos homens, mas forças da natureza não deixarão esta devastação em vão. Uma onda de calor toma conta da cidade, passarinhos desalojados armam um plano de contra-ataque e então, é declarada uma guerra dos humanos contra a natureza. E nessa ciranda, salva-se quem puder!

 

Ficha Técnica

Texto e Direção: Daniel Lopes

Supervisão Técnico-Artística: Tom Rezende

Assistente de Direção: Letícia Marques

Elenco: Alessandra Espírito Santo, Alexandre Marinho, Anna Bia Nunes, Elisabete Portiolli, Éwerton Velasquez, Gabriel Gatinoni, Gabriela Reis, Lia Nunes, Liliana Rosa, Liza Novacek e Vitória Matos

Cenário, Figurino e Adereços: Criação coletiva

Produção Executiva Corpos Estáveis: Ana Claudia Fadigatti, ndrea Busch, Jean Carlo Cunha e Mariana Menezes

Orientação artística: Cuca Bolaffi e Raphael Garcia

570 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.