Saúde - Terça-feira, 17 de Outubro de 2023

Multivacinação segue até dia 31

Campanha visa atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes

A Campanha da Multivacinação segue atualizando as carteiras de vacinas de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A Campanha, que teve início em todo o estado de São Paulo no dia 30/09, segue até 31/10 em todas as Unidades de Saúde.

Para incentivar a atualização da carteira a Prefeitura de Tupã criou como estratégia a entrega de garrafas de água estilo squeeze personalizadas com o Zé Gotinha, que estão sendo entregues para as crianças que comparecerem às Unidades de Saúde. A iniciativa da ação foi realizada no Dia D da Campanha no município (7/10), com todas as Unidades de Saúde abertas das 8h às 17h.

Para o Dia D a Secretaria de Saúde também contou com ponto de vacinação especial na sede do Rotary Clube de Tupã Vanuíre, localizada na rua Miguel Gantus. Na ocasião, 587 crianças e adolescentes foram levados aos pontos de vacinação, onde 346 receberam alguma dose de vacina, como explica a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri.

“A Campanha tem como principal objetivo verificar e garantir que as carteiras de vacinas das crianças e adolescentes estejam com todas as doses em dia. Caso não esteja, os pequenos receberão as doses imunizantes, que estão sendo ofertadas em todas as nossas Unidades. Nosso Dia D foi muito bem recebido pela população, onde grande parte das crianças foi levada para essa verificação. Agora, pedimos para os pais e responsáveis pelas crianças para que verifiquem se não há nenhuma dose faltando”, alertou.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, 61,52% das crianças e adolescentes que compareceram nas Unidades de Saúde receberam alguma dose vacinal, sendo: menores de 1 ano (86,75%); de 1 a 4 anos (54,20%); de 5 a 8 anos (37,26%); e de 9 a 14 anos (69,36%).

Juliana ainda ressaltou que a faixa etária dos 9 aos 14 anos é a mais deve se atentar à Campanha, pois a Secretaria detectou baixa procura de adolescentes nessa idade. “As crianças mais novas sempre precisam estar tomando alguma vacina, o que contabiliza na época da Campanha. Já os adolescentes precisam ser mobilizados para que não haja falta de nenhuma dose e, por isso, reforçamos o pedido aos pais e responsáveis”, disse.

O titular da Pasta, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou os agradecimentos ao Rotary Clube de Tupã Vanuíre pela parceria de todos os anos, e disse que o ponto especial de vacinação foi um sucesso devido ao empenho de todos.

“Começamos a Campanha com o pé direito na nossa cidade, reunindo inúmeras crianças e adolescentes nas Unidades e, principalmente, na sede do Rotary. Foi uma abertura linda realizada e as crianças ficaram muito contentes em poder brincar no local, receber a nossa garrafinha personalizada, comer algodão doce e ainda receber um certificado de coragem por tomarem as doses vacinais. Agradeço também a todas as equipes das Unidades de Saúde que estiveram no Dia D disponíveis para atender as crianças e que seguem atualizando as carteiras durante a semana. Vale lembrar também que as garrafinhas personalizadas ainda serão distribuídas nas Unidades que ainda têm o item”, declarou.