Educação - Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023

Inaugurado o Centro de Artesanato em Varpa

Aniversário do distrito foi comemorado com apresentação de Orquestra, bolo e revitalização da Praça 1º de Novembro

Foi uma noite de festa para a comunidade de Varpa que acompanhou as comemorações e a solenidade de inauguração do Centro de Artesanato “Neuza Pereira de Oliveira” e a entrega do monumento “Eu Amo Varpa”, instalado na Praça 1º de novembro, totalmente revitalizada. Os 101 anos de fundação do distrito foram festejados com apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, um bolo e a realização da tradicional FEIRART – a feira cultural de Varpa, que completou 10 anos.

O evento foi iniciado a partir das 17 horas, com feira de artesanato e de suculentas e, se encerrou às 22 horas. Teve também praça de alimentação e a distribuição de pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis que divertiram as crianças.

Além dessas atrações, a Associação Sociocultural Turística dos Moradores de Varpa, através da presidente Márcia Félix fez questão de enaltecer ao público a atleta Gabrielly Victoria – medalha de ouro no arremesso de peso na Copa Futuro realizada em Botucatu.

Os imigrantes também apresentaram números culturais. O pastor Benjamim e a esposa Zina Keidann cantaram “Dievs Milestiba”, enquanto Larissa Keidann e Dagmar Mekss recitaram a poesia “Nós Viajamos” de Kalnu Jekabs.

OS EQUIPAMENTOS

Os equipamentos entregues faziam parte de antigo anseio da comunidade local. É o caso do Centro de Artesanato que foi construído com recursos da ordem de R$ 400 mil oriundos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

O vereador Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru” destinou uma verba de R$ 100 mil para revitalizar a praça 1º de Novembro e a confecção e instalação do monumento “Eu Amo Varpa”.

O espaço reservado à exposição e comercialização do artesanato produzido em Varpa recebeu o nome da saudosa Neuza Pereira de Oliveira, por sugestão do vereador Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”, pela expressiva atuação da homenageada em eventos relacionados à comunidade.

Dona Neuza, como era carinhosamente chamada pelos moradores, participava de todas as atividades de iniciativa da Associação, cursos em parceria com o SENAR-SP, SENAC e SEBRAE para aperfeiçoar as técnicas de confecção de doces em conservas caseiras, ganhando projeção estadual no Projeto “Caminhos da Letônia” e por participação no Festival Gastronômico Sabor São Paulo em 2014.

O Projeto foi da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, promovido pela Revista “Prazeres da Mesa” – que mapeou pratos típicos de toda a região, entre eles, os de dona Neuza, falecida em 22 de julho de 2014, pouco antes de ter seu prato selecionado e divulgado na revista especializada.

Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Artesanato e do monumento, o vereador Charles dos Passos lembrou que a FEIRART completava 10 anos de sua implantação no distrito e, que havia aprovado no Legislativo, uma moção de apoio aos expositores e ao subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches.

Os vereadores Eduardo Alexandre Sanchez, o “Du do Serv Festa” e Cristina Vicente dos Reis Fernandes, a “Professora Cris” também prestigiaram a inauguração. O presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Wagner Luques agradeceu a administração pelo esforço em dotar Varpa com os equipamentos que enaltecem ainda mais o diferencial turístico do distrito.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que o Centro de Artesanato será mais um atrativo de Varpa. “O Centro de Artesanato se tornou um espaço moderno e aconchegante. Com esse investimento, estamos pensando não apenas no distrito, mas em especial no turismo de Tupã e Varpa, com certeza, é fator primordial para gente pensar neste desenvolvimento”, disse.

O Centro de Artesanato, que será administrado pela Associação Sociocultural Turística dos Moradores de Varpa, também sediará os serviços dos Correios.