Educação - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023

Prefeitura inaugura iluminação do Campo da Cecap

Praça esportiva foi cedida para a AITEC desenvolve rum dos maiores projetos social e esportivo do estado

Prefeitura inaugura iluminação do Campo da Cecap

A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira, dia 9, a iluminação de led da Praça Esportiva “Victor de Oliveira”, conhecida como Campo da Cecap, localizado à Rua Maria José Seixas Cunha - Parque das Nações. São quatro torres que compõem o sistema de iluminação. Cada torre tem 4 lâmpadas com potência de 2100w, produzindo iluminação de 60 mil lúmens para o campo.

O lúmen é uma unidade de medida que informa o quanto uma lâmpada é capaz de iluminar um ambiente. Quanto mais alto for o valor em lúmens, mais intensa é a luz que ela emitirá. Os 60 mil lúmens são suficientes para iluminar toda a área do complexo da Cecap - de 20 mil metros quadrados. Só o campo são 7 mil metros quadrados.

TORNEIO

Antes da inauguração, às 17 horas teve início um torneio de futebol, que se estendeu após a cerimônia. A garotada do sub-7, sub-9 e sub-1 se apresentaram aos seus familiares e autoridades que prestigiaram o evento. Além disso, teve pipoca, algodão doce e suco para a comunidade.

A melhoria na chamada “Arena-AITEC CECAP” foi implantada após a cessão da praça esportiva para a Associação Infantil Tupã Esporte (AITEC), que desenvolve um dos maiores projetos esportivo e social do interior do estado de São Paulo.

PROJETO AITEC

O projeto atende 700 crianças (de 5 a 6 anos) e adolescentes (de até 16 anos), só fica atrás de projeto semelhante realizado em Guarulhos e patrocinado pelo Bradesco.

A AITEC-Sandalus presidida pelo empresário Élique Sandalo surgiu em 2011, quando um grupo de amigos decidiu fundar a entidade, com o objetivo de levar crianças e adolescentes às práticas esportivas nas modalidades de futsal, tirando – as das ruas, proporcionando vivência e oportunidades.

“Com o passar dos anos o projeto iniciado com 50 crianças foi crescendo, se consolidou e se tornou referência na região, contemplando mais de 230 jovens nas modalidades de futsal e futebol de campo. No ano de 2020, ampliamos para mais três novas modalidades: vôlei, natação e ciclismo, que já desponta Tupã regionalmente. Em 2022 vieram também as modalidades do atletismo e Basquete, totalizando o número de 700 crianças envolvidas com o esporte”, destacou Sandalo.

PARCERIA

Parceria firmada entre a AITEC e a Prefeitura é público-privada (PPP) é um contrato em que o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma utilidade mensurável como a manutenção de um projeto como esse desenvolvido com crianças e adolescentes.

O processo também tem participação da Câmara. O vereador Lucas Hatano tem sido um interlocutor junto ao prefeito Caio Aoqui para consolidar a parceria que atende centenas de jovens que buscam nas modalidades esportivas o desenvolvimento de aspectos de cunho não esportivo também – como: morais, sociais, acadêmicos e familiares. Durante o evento de inauguração, o parlamentar anunciou uma emenda de mais R$ 100 mil para a AITEC.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que a reivindicação para dotar o campo de um sistema de iluminação era antiga e se tornou fundamental com a parceria firmada com a AITEC. “Agora, não só os atletas poderão treinar por mais tempo, mas a população em geral também será beneficiada para praticar sua caminhada à noite com mais segurança. Com mais essa praça esportiva dotada de iluminação moderna, já são 12 as áreas revitalizadas e entregues à população nos últimos dias e esse trabalho não vai parar”, destacou.

A diretoria da AITEC-Sandalus homenageou o prefeito Caio Aoqui, o vereador Lucas Hatano e o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes. Thais Fonseca falou em nome dos pais “que acreditam no projeto, por conta dos resultados que já são a marca de um conceito de educação, cidadania e esportividade”. Os vereadores Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru” e Charles dos Passos também prestigiaram os eventos promovidos pela AITEC/Prefeitura.