Saúde - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023

Multivacinação é prorrogada e Unidades de Saúde terão horário estendido extendido

Unidades estarão abertas das 17h às 21h para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Campanha de Multivacinação, que visa atualizar e garantir a aplicação de todas as vacinas do Calendário Nacional em crianças e adolescentes menores de 15 anos, foi prorrogada novamente. Agora, os pais e responsáveis terão até a próxima quinta-feira (30) para levarem os menores até a Unidade de Saúde mais próxima para a verificação das carteiras vacinais.

Além da prorrogação da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, para facilitar o acesso da população até os atendimentos das salas de vacinas, haverá novamente horário estendido em algumas Unidades de Saúde do município na segunda-feira (27).

As Unidades que estarão abertas das 17h às 21h são: USF Dr. Antônio Nunes de Abreu Filho — Jamil Dualib (Rua João de Deus, 126); USF Setor A (Rua Clóvis de Oliveira, 151); USF Josephina Mortaqua Pontelli "S" (Rua Lazaro Mosquine, 131); e USF José Antonio Tarifa – Cecap (Rua Lino Spinardi, 147).

“Mais uma vez o Estado prorrogou a data para a realização da Campanha de Multivacinação, e essa é mais uma oportunidade de todos levarem as crianças e adolescentes para verificarem a carteira de vacinação. É importante que todos saibam a importância da verificação da carteira vacinal, independente da idade, por isso, reforçamos que além da Campanha, qualquer pessoa pode procurar as Unidades de Saúde para certificar se as doses estão em dia”, explicou a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri.

Segundo informações do setor, a Campanha checou a carteira de 559 bebês com menos de um ano e vacinou 486 deles. Entre crianças de 1 a 4 anos de idade, 611 compareceram aos postos de vacinação e 314 foram imunizadas. 331 crianças entre 5 e 8 anos tiveram suas carteiras verificadas e 134 delas receberam doses das diversas vacinas oferecidas. Na faixa etária entre 9 e 14 anos, 517 jovens foram aos postos e 382 receberam as vacinas. Entre as vacinas ministradas exclusivamente a crianças entre 9 e 14 anos, que incluem a vacina para HPV e Meningo ACWY, 506 doses foram aplicadas.

“São vacinas para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral, Febre-amarela, Pentavalente, HPV, BCG e Covid-19, que estão todas disponíveis para as crianças e adolescentes dentro da faixa etária atendida pela Campanha. São imunizantes que protegerão os menores e evitarão que eles sejam portadores de doenças e passem para outras pessoas”, reforçou Juliana Yuri.