Saúde - Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Tupã promove ações para reforçar rotina de cuidados contra ISTs

Ambulatório e unidades de saúde ofertam testes rápidos e ferramentas de prevenção

Tupã promove ações para reforçar rotina de cuidados contra ISTs

Neste Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de ações para reforçar a prevenção à Sífilis e ao HIV/ Aids. As unidades de saúde estão intensificando a oferta de exames sorológicos, e seis pontos dispõe agora de testes rápidos de diagnóstico.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti, atividades de conscientização começaram com o Fique Sabendo. A atividade promovida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo durante o mês tem como referência o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.

“A campanha estadual está há 16 anos pensando em alternativas e estratégias para levar a população a fazer exames preventivos para HIV, Sífilis. Sabemos que não é fácil, porque as pessoas não se sentem vulneráveis, tem resistência e medo do resultado ser positivo”, Anaille reforça que além da maior oferta dos exames convencionais aos pacientes atendidos na rotina das UBS e USF, testes rápidos estão permanentemente à disposição no (a):

• Ambulatório de ISTs (Rua Nhabiquaras, 432)
  • UBS dr. Walter Pimentel (Rua Tapuias, 530)
  • UBS dr. Edmundo Vieira Prado– Vila Formosa (Avenida Tancredo Neves, s/n)
  • USF Dr Antônio Nunes de Abreu Filho –Jamil Dualib (Rua João de Deus, 126)
  • USF Maria Aparecida dos Santos Morcelli - Marabá (Rua Armando Sala, 545)

USF Aracy de Marqui - Nego Enfermeiro – Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887)

Antes, apenas o Centro de Saúde I, a UBS da Vila Formosa e o Ambulatório de ISTs possuíam testes rápidos na rotina de agendamentos. Com mais pontos disponibilizando esta metodologia de análise (realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo), a Prefeitura de Tupã facilita o acesso da população, que recebe o resultado em no máximo 30 minutos.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, declara ser um ganho enorme para o município. “O exame tradicional pode demorar dias para ficar pronto, diferentemente da testagem rápida, que além de prática, é fácil de fazer, e igualmente ética e sigilosa. No pré-natal, por exemplo, mulheres grávidas podem evitar transmitir o HIV e a sífilis para o bebê, na chamada Transmissão Vertical, que ocorre ainda na gestação, no momento do parto ou na amamentação”.

A propósito, o Ambulatório de ISTs de Tupã já recebeu prêmios pela agilidade no trabalho preventivo de pré-natal, com a oferta de tratamento e acompanhamento para as mães infectadas.

Dr. Miguel afirma ainda que o local atua também nos eixos educativos e com as ferramentas de prevenção combinada, dispondo de preservativo masculino e feminino; gel lubrificante; PEP (Profilaxia pós-exposição), para profissionais de saúde, vítimas de violência sexual, e pessoas que se expuseram à relação sem preservativo ou com preservativo rompidocom até 72 horas. Este serviço tem como porta de entrada a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, no entanto, todo acompanhamento de seis meses dado ao paciente ocorre no Ambulatório de ISTs.

Por fim, no Ambulatório há a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), forma de evitar a infecção pelo HIV para pessoas que poderão entrar em contato com o vírus, que também pode ser obtida após agendamento e avaliação médica da função renal e hepática. Assim, é possível tomar o medicamento previamente, de forma regular, com orientação da equipe técnica da unidade, que conta com enfermeiros e um infectologista.

Referência para oito municípios (Tupã, Herculândia, Iacri, Rinópolis, Queiroz, Bastos, Parapuã e Arco-Íris), o Ambulatório de ISTs atende de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h. Saiba mais pelo (14) 3491-5643.