Saúde - Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023

Tupã inicia novo plano municipal de ações contra o Aedes aegypti

Planejamento de ações segue até 31 de março de 2024

Tupã inicia novo plano municipal de ações contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, definiu um novo plano municipal de ações contra o Aedes aegypti. As ações do plano já foram iniciadas junto à realização do Plano Estadual de Combate à Dengue, realizada de 07 de novembro a 02 de dezembro, e serão estendidas em Tupã até 31 de março de 2024.

Segundo informações do Departamento responsável, o plano municipal de intensificação das ações está organizado desde o mês de agosto, e foi iniciado com a colocação de banners em todas as Unidades de Saúde e realizado panfletagens com mensagens para a conscientização da população.

“Muitas cidades seguiram o Plano do Estado e cumpriram durante 7 dias suas ações contra o mosquito, mas Tupã resolveu estender esse prazo e ampliar todas as suas ações até o ano que vem. As ações previstas já foram iniciadas e continuaremos com todas as equipes nas ruas fazendo o trabalho de prevenção e combate”, informou o chefe do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.

Além dos trabalhos de rotina realizados durante toda a semana pelo Departamento, a secretaria de Saúde definiu que, nos sábados dos dias 2, 9 e 16, os agentes de Endemias e Comunitários realizarão uma força-tarefa de visitas casa a casa, com o objetivo de concluir 8 mil visitas. No sábado (2), o departamento realizou 1.163 visitas, com o deslocamento de 42 agentes, das 7h às 13h, nos bairros Vila Marajoara, Jardim Santa Adélia, Conjunto Habitacional João Paulo II e Jardim Rubiácea. Ao todo foram encontrados 28 focos de dengue em 13 imóveis visitados.

Vale destacar que a secretaria de Saúde realizará ainda outras diversas ações para evitar o aparecimento e proliferação do Aedes aegypti, com agentes devidamente uniformizados em todas as regiões do município para levar ainda mais informações sobre as medidas que devem ser tomadas em casa.

“As ações de combate são analisadas para atendermos todas as regiões de Tupã e evitar que o mosquito se prolifere de uma região para outra. A decisão de reforçarmos essas medidas de rotina e ampliá-las é para que, neste período de final de ano com pancadas de chuvas e o tempo quente, Tupã mantenha os baixos números de casos confirmados. Pedimos para que toda a população continue nos ajudando a enfrentar o Aedes e manter a saúde de todos”, pediu.

ALERTA

Durante reunião com todos os municípios de São Paulo, o Estado, junto ao Ministério da Saúde, alertou sobre os riscos do Aedes aegypti à saúde e a reintrodução do Tipo 3 da dengue na região.

Segundo o Departamento, nos últimos 6 anos Tupã teve somente a transmissão do Tipo 1 e 2 da dengue. O alerta para o Tipo 3 da doença é em vista que, em Tupã, o sorotipo foi registrado há 15 anos e, caso volte a ser transmitido, poderá causar uma nova epidemia no município.

“A dengue tem 4 sorotipos e ninguém pega o mesmo tipo duas vezes. Aqui em Tupã foram registrados muitos casos de dengue, principalmente em 2019, e essas pessoas que ficaram doentes foram infectadas pelo Tipo 1 ou 2. Com a volta do Tipo 3 a população estará vulnerável”, reforçou Marco Antônio de Barros.