Saúde - Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024

Entomologia começará nebulização noturna com inseticida botânico

Produto é extraído do crisântemo e traz maior segurança para a saúde dos moradores e dos animais

Entomologia começará nebulização noturna com inseticida botânico

Com a possibilidade de período chuvoso nos meses de janeiro e fevereiro, criando condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde iniciará um novo trabalho de nebulização noturna para combater a infestação do mosquito e, consequentemente, os focos encontrados nas residências.

A medida, para evitar a infestação do mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), será realizada durante dois meses, com aspersão de um produto extraído do crisântemo. A aplicação feita em máquina específica passará pelos bairros da cidade garantindo evaporação mais lenta e de ampla cobertura.

O assessor especial de Planejamento da Saúde, Marco Antônio de Barros - Marquinho da Dengue, destaca que "Por ser de origem natural, o produto traz uma segurança muito grande para outros animais e para a população, tendo ação somente voltada para os mosquitos. É necessário ter a supervisão técnica para calibragem do equipamento, com a vasão ideal, com o produto bem dosificado, conforme a área que vai atingir" destacou.

No processo de nebulização, o produto líquido é transformado em vapor. Ao ser aplicado no ambiente, ele alcança o topo das árvores, as calhas das casas, e entra nas residências sem causar incômodo às pessoas expostas. Mas, quando o Aedes Aegypti entra em contato com as gotas suspensas no ar, morre.

Marco Antônio reforça a postura da administração municipal para eliminação do vetor transmissor da dengue, com agenda de visitas domiciliares, e outros planos de mobilização social.

"Vamos fazer isso na cidade inteira, em todas as 1.400 quadras que nós temos em Tupã, pra reduzirmos a infestação de mosquitos adultos, que já estão picando e podendo transmitir doenças. Mas, isso é um quarto do trabalho, três quartos desse trabalho é a população", diz Marquinho.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destacou ainda que esta é apenas mais uma das ações de intensificação e controle da doença realizada pela Prefeitura de Tupã, a fim de manter o trabalho mais efetivo de combate às endemias.

“Mesmo com todos os trabalhos sendo realizados diariamente, é importante que a população colabore, mantendo as residências limpas e eliminando qualquer foco de água parada”, pediu.

Para o prefeito Caio Aoqui esta é a hora de todos entrarem em alerta. “Tupã já sofreu muito com a infestação do Aedes, e não podemos permitir que isso retorne a acontecer. Por isso, precisamos nos unir para a saúde de todos seja preservada. A dengue é uma realidade que precisamos combater”, alertou.

Inseticida Botânico

A Sumitomo Chemical, em parceria com a ATOM Brasil, maior distribuidora de inseticidas para o mercado de controle de pragas urbanas do país, fornece no mercado brasileiro o Riptide, inseticida de uso profissional à base de piretrinas naturais para o controle de pragas. O produto é eficaz no desalojamento, tombamento e mortalidade de insetos voadores e rasteiros, como baratas, moscas e mosquitos.

De origem 100% botânica e sustentável, as piretrinas naturais são ingredientes ativos derivados da flor de uma espécie de crisântemo, os quais são submetidos a um processo de refinamento até alcançar a sua fórmula ideal. O Riptide conta em sua composição com 5% de piretrinas naturais, o que garante ação rápida, eficiência sobre populações resistentes de insetos e confiabilidade para tratamento em UBV, superfícies, frestas e fendas.

O produto baseado em piretrinas naturais, as quais são fotodegradáveis, evita o acúmulo de resíduos no ambiente, sendo portanto, menos poluente em comparação a inseticidas sintéticos, além de ter como diferencial em sua composição a substituição de solventes por base aquosa, assumindo todas as propriedades de um produto não inflamável e sem apresentar riscos de ocorrências de incêndios.

Outra vantagem do produto é o baixo potencial de causar irritabilidade em humanos e outros mamíferos. As piretrinas naturais são imediatamente metabolizadas, transformadas em compostos não-tóxicos e eliminadas pelo organismo. É  recomendado para aplicação em indústrias alimentícias e farmacêuticas, além de áreas sensíveis, como hospitais, hotéis, restaurantes e demais ambientes que não permitem o uso de produtos residuais.

O inseticida à base de ativos botânicos, pela sua fórmula única, admite qualquer método de aplicação, de pulverizadores manuais e nebulizadores até atomizadores costais e UBV veiculares. O Riptide é comercializado em embalagem única com volume de 1 litro e a venda é restrita para instituições ou empresas especializadas.

O município de Tupã adquiriu para este primeiro trimestre de 2024 60 litros, e sua aplicação começa já nos próximos dias, após levantamento de dados dos bairros com presença de mais mosquitos.