Saúde - Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024

Saúde fará trabalhos de prevenção contra escorpiões em escolas e creches

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses realizará vistorias nos prédios e captura noturna do animal

Saúde fará trabalhos de prevenção contra escorpiões em escolas e creches

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, dará início aos trabalhos de vistoria nas escolas e creches da Rede Municipal de Educação. A ação tem por objetivo prevenir o aparecimento de escorpiões e reduzir as chances de acidentes no retorno das aulas do ano letivo.

Os trabalhos serão realizados nas creches, nos prédios de ensino regular, nas Escolas de Segundo Turno e nas unidades dos distritos de Varpa, Universo e Parnaso.

De acordo com informações, além das vistorias dos prédios da Educação, a equipe do CCZ encaminhará relatório fazendo orientações sobre os escorpiões para a coordenação e aos demais membros da equipe das unidades.

A diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, explica que o trabalho dos agentes consiste em identificar irregularidades e observar se as medidas de prevenção ao aparecimento de escorpiões têm sido seguidas.

“É um trabalho que é realizado junto à Educação há anos, e que visa proteger funcionários e crianças de possíveis acidentes. São identificadas quaisquer irregularidades para que a Pasta responsável tome as devidas providências já no início das aulas e oriente suas equipes para que mantenha as ações diariamente”, disse.

Como complemento da ação, as equipes do CCZ também iniciarão captura noturna de escorpiões. O método, preconizado pelo Ministério da Saúde, facilita a identificação dos animais que possuem hábitos noturnos e brilham sob a luz negra.

“A prevenção, através dessas ações de captura e fiscalização nas unidades escolares, é recorrente, visto que as equipes do CCZ também realizam palestras educativas para as crianças durante o ano letivo. É um trabalho completo que busca conscientizar os pais através das crianças, para que essas medidas de prevenção sejam adotadas dentro de casa”, informou o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi.