Educação - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Cultura confirma realização do 2º Festival do Folclore

Evento será de 22 a 26 de agosto com grupos parafolclóricos

Em agosto, Tupã realizará a segunda edição do Festival do Folclore. A festa compõe o calendário oficial de eventos do município, e apresenta ao público parte do conjunto de lendas brasileiras e manifestações artísticas típicas de diferentes povos ao redor do mundo.

De 22 a 26 de agosto, haverá apresentações artísticas abertas ao público no Espaço Cultural José Anselmo Filho – Zé Pretinho, a partir das 19h30. Nas manhãs e tardes de 22 a 25 de agosto, tendas-circo instaladas na Praça da Bandeira ofertarão jogos, brincadeiras, contação de histórias e um minifestival, especialmente preparados para crianças da educação infantil e alunos do ensino fundamental das redes pública e privada.

Graças a uma parceria firmada com o Sincomércio e o Sesc Thermas de Presidente Prudente, o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia (SP), estará no município mostrando danças como o xaxado, xote, frevo, baião, ciranda, quadrilha e pau de fitas, reafirmando costumes e expressões artísticas populares.

Segundo o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, este ano o número de atrações supera a primeira edição realizada em 2022. “Receberemos espetáculos tradicionais de Assis, Pedrinhas Paulista, Paraguaçu Paulista, Iacri, Rinópolis, Quintana, Araçatuba, Marilia, e de Olímpia, a Capital Nacional do Folclore. Assim como de companhias artísticas de Tupã e de escolas do município”.

Entre as atrações confirmadas estão: Academia de Dança Fabiane Ortega, Gigi Najma Belle Dance, Escola de Dança Silvinha Amaral, Associação Cultural Semeando Capoeira, professora Ka Najma, Estúdio de Dança e Treinamento Danifit, Dançaterapia do professor José Lincoln e professor Carlos, Espaço de Danças a Dois e Artes Integradas Élica Régia, Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura, Escola de Música: Rafa Music, Grupo de Dança Thais Godoy, Estúdio G, e Grupo de Dança Sara Danielle.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, além das apresentações organizadas pelas 11 escolas do município, que atendem alunos de 4 a 12 anos; os bebês de 0 a 3 anos das nove creches participarão pela primeira vez da festa.

“Estendemos ainda o convite para as unidades de ensino da rede estadual, que poderão montar peças, coreografias e exposições para o 2º Festival do Folclore. Sendo assim, temos a participação confirmada de turmas do Estado Prof. Anísio Carneiro, Profª. Helena Panaelli Porto, Prof. Sebastião Teixeira Pinto, Maestro Nelson de Castro, e Prof.ª Esther Veris Cerpe”, listou.

A atmosfera dos ambientes será mais uma vez um atrativo à parte no Festival do Folclore. Novas esculturas gigantes serão trazidas do Museu do Carnaval de Uchoa (SP), e os cenários e a decoração serão confeccionados à mão pelas equipes da Subsecretaria de Cultura e do Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura.