Educação - Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023

Escola Mário Covas recebe reforma de R$ 2 milhões, após 21 anos

Em fase de acabamento, melhorias beneficiarão 540 estudantes da unidade

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Governador Mario Covas recebe uma ampla reforma, com investimentos de cerca R$ 2 milhões, entre recursos de emendas parlamentares e da própria prefeitura. Em fase de acabamento, a expectativa é de que as obras sejam concluídas dentro de mais ou menos dois meses.

Inaugurada há quase 21 anos, em 18 de outubro de 2002, está localizada à Rua Dr. Waldemar Buffulin, 455, no Jardim Santa Adélia, zona leste de Tupã. A escola de tempo integral atende em torno de 540 alunos, que permanecem oito horas na instituição e consomem até quatro refeições por dia.

Acompanhado pelo secretário de Educação, Valdir Berti, o prefeito Caio Aoqui inspecionou as obras ao lado do vereador Israel Velloso Neto – Tutu.

As obras compreendem a execução de calçamento externo; substituição do alambrado, de partes de esquadrias e do telhado do antigo anexo; execução de bebedouros; reforma de banheiros com revestimento de piso e parede; execução de bancadas e divisórias em granito; substituição de todo o piso cerâmico da área administrativa; construção de muro em volta da quadra esportiva e reforma da arquibancada; pintura interna e externa de todos os ambientes; substituição do forro; reforma do refeitório e cozinha e substituição de portas.

O recurso está sendo aplicado da seguinte forma: R$ 1,609 milhão na reforma total do prédio, conforme descrito acima; R$ 152 mil, em reparos elétricos e R$ 165 mil, no projeto de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A reivindicação

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, disse que a obra já era muito esperada por toda a população atendida pela unidade, incluindo pais e funcionários. Lembrou que o investimento na educação no município de Tupã vai muito além de reforma ou construção de prédios, mas passa também pela valorização dos professores e muito carinho com as crianças.

“As crianças precisam ter sempre o que é de melhor. O melhor material didático, a melhor formação de professores e, por isso, o prefeito Caio deu o maior aumento da história do magistério o ano passado e, neste ano, nós cumprimos novamente o Fundeb de forma linear, pagamos 19,75% de aumento. Além de tudo isso, é preciso ter um espaço bonito e de qualidade para que as nossas crianças sintam prazer em aprender, num ambiente que promova o bem-estar”, disse Berti.

O início da obra, em fevereiro, foi possível graças à viabilização de verba por meio do vereador Israel Tutu, que destinou sua emenda impositiva para a reforma do local. Outra reivindicação era uma reforma na quadra da escola para dar mais segurança aos alunos e servidores. Por isso, está em construção um muro de alvenaria ao redor e o piso será pintado a fim de atender a indicação dos vereadores Alexandre Scombatti e Lucas Hatano.

A revitalização de uma das principais instituições de ensino da região leste se tornou uma necessária pelo fato de que é a primeira grande reforma após a construção do prédio há mais de duas décadas e, para permitir que o estabelecimento seguisse em condições de atender os alunos, inclusive, em tempo integral.

"Investimos em educação para transformar a realidade das crianças. Ampliamos em 40% a Cozinha Piloto, inaugurada na sexta-feira, produzindo cerca de 10 mil refeições diariamente para suprir o atendimento das escolas municipais, escolas de período integral, núcleo de tempo integral e creches; estamos construindo uma nova escola na zona oeste para receber os alunos da Nossa Senhora de Fátima e na mesma área o Centro de Educação Integral (CEI), entre outras, mas dentro de um esforço conjunto entre a prefeitura e esses vereadores que apoiam as reivindicações da comunidade tupãense, seja através de suas emendas ou na busca de recursos nas esferas estadual e federal. Governar é isso, estar em perfeita sintonia os poderes constituídos para melhor tender as necessidades da população", enfatizou o prefeito.