Saúde - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023

Departamento de Entomologia e Endemias amplia ações contra a dengue

Proprietários de residências com criadouros do mosquito serão orientados e notificados

Departamento de Entomologia e Endemias amplia ações contra a dengue

A Prefeitura, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, iniciará a partir de segunda-feira (18/09) trabalhos junto aos proprietários de imóveis com focos de larva do mosquito Aedes aegypti, a fim de orientar e notificar. Os trabalhos visam fortalecer as demais ações já realizadas pelo Departamento diariamente para a diminuição de casos positivos da doença em Tupã.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as visitas aos imóveis são realizadas de forma estratégica pelos agentes para verificar possíveis infestações em regiões específicas da cidade, e as notificações são asseguradas pela Lei nº 4.659, de 16.07.2013, e posterior alteração do artigo 8º pela lei 5.066 de 10/05/22, que buscam reforçar a importância de manter os quintais limpos.

As medidas são para inserir a população no combate ao mosquito, visto que a maior parte dos focos de dengue são encontrados dentro das residências. “Como sempre, vamos continuar orientando a população da melhor forma para que todos saibam como evitar o criadouro do mosquito. No entanto, a notificação é necessária para que as pessoas entendam que todos nós somos responsáveis pela segurança da saúde das demais pessoas, visto que, se em uma residência tem o criadouro, as famílias vizinhas também correm o risco de serem contaminadas”, disse o responsável pelo Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.

O titular da Secretaria de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que a diminuição dos casos de dengue é reflexo de todas as medidas adotadas pelo setor responsável, e que a Prefeitura realiza diversas ações para que os trabalhos contra a dengue sigam diários no município.

“É uma parceria entre a Administração Pública e a população, onde todos cumprem os seus papéis para evitarmos que novos casos de dengue sobrecarreguem o sistema de saúde do município. Por isso, pedimos a colaboração de todos nesse combate ao mosquito”, pediu.

O prefeito Caio Aoqui reforçou o pedido e ressaltou que a colaboração dos munícipes é fundamental para diminuir ainda mais os casos de dengue. “Temos um Departamento responsável com funcionários excelentes, e que fazem um trabalho minucioso e detalhado todos os dias. Por isso, reforçamos ainda a necessidade dos proprietários das casas facilitarem as visitas dos agentes, que sempre estarão devidamente uniformizados”, disse.