Saúde - Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023

Campanha de Multivacinação começa dia 30 em Tupã

Calendário vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos deverá ser atualizado

Campanha de Multivacinação começa dia 30 em Tupã

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A Campanha será oficialmente iniciada no estado de São Paulo no dia 30/09 (sábado), mas as Unidades de Saúde de Tupã estarão abertas para iniciar as atualizações a partir do dia 02/10 (segunda-feira).

A Campanha faz parte de mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, visando retomar as altas coberturas vacinais no país, visto que demais Campanhas de vacinação apontaram baixa procura por parte da população nos últimos anos.

Segundo informações do setor de Vigilância Epidemiológica, os responsáveis pelos menores deverão procurar a sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, das 7h30 às 16h30, portando a carteira de vacinação comum do menor. Vale destacar que nos distritos de Varpa, Universo e Parnaso as salas de vacinação atendem das 7h30 às 15h30.

No site oficial da Prefeitura de Tupã existe aba com informações do calendário de vacinação, e endereço de todas as Unidades de Saúde do município. Os interessados deverão acessar “tupa.sp.gov.br”, e entrar em “Serviços por Secretaria – Saúde”.

Ainda de acordo com o calendário da Campanha no dia 07/10 (sábado) haverá o Dia D da Campanha, onde todas as Unidades de Saúde do município e dos distritos estarão abertas para atender a população que encontra dificuldades em ir até uma das Unidades durante a semana.

“Já fomos referência em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no território brasileiro. Precisamos proteger as crianças e adolescentes. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destaca o titular da Secretaria de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.