Saúde - Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023

Prefeitura ressalta a importância do combate à tuberculose

Ações de busca por sintomáticos da doença serão realizadas em todas as Unidades do município e entidades

Prefeitura ressalta a importância do combate à tuberculose

Em alusão à Campanha de Combate a Tuberculose, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou dia 15 de setembro a Campanha de Sintomáticos Respiratórios para Diagnóstico de Tuberculose. A ação, que faz parte do Programa de Tuberculose, será realizada através dos Departamentos de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, até o dia 29.

O Programa de Tuberculose organiza uma série de ações para busca ativa de pacientes suspeitos e que apresentam tosse frequente, sintoma característico da doença. O exame será realizado pelo Laboratório Municipal após coleta do paciente.

Além dos pacientes com sintomas da doença, a Campanha deste ano visa alcançar também funcionários municipais, aumentando assim a busca ativa por pessoas sintomáticas e ampliando as informações sobre a tuberculose.

Para que a ação seja bem sucedida no município, a secretaria de Saúde definiu que cada Unidade de Saúde, incluindo o Ambulatório de Moléstias Infecciosas e o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), deverão realizar a coleta de no mínimo 5 pacientes e/ou funcionários, e sinalizar à Vigilância Epidemiológica com nome do paciente e data de coleta. O exame poderá ser solicitado pelo enfermeiro, desde que sinalize no Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT).

Dentro da programação da Campanha, a Secretaria também contará com serviços de busca ativa que serão realizados nas Residências Terapêuticas, Casa da Criança, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Almoxarifado, setor de Transporte da Saúde, Laboratório Municipal, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Cervida e Casa dos Velhos.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, reforçou a importância de falar sobre a doença, que é transmissível e pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas, no período de um ano.

“São diversas ações com o apoio e integração de entidades e demais Secretarias Municipais, mostrando a importância de falarmos sobre a doença. Precisamos aproximar a população sobre essas questões e garantir a saúde de todos, evitando que casos de tuberculose apareçam no município”, alertou.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

• Tosse por 3 semanas ou mais;
  • Febre vespertina;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Transmissão

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.