Saúde - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Tupã recebe o prêmio “Luiza Matida”

Premiação é referente à eliminação da transmissão vertical do HIV no município em 2022

A Secretaria de Saúde de Tupã, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas e do Programa Municipal de IST/Aids, recebeu o prêmio “Luiza Matida” por eliminação da transmissão vertical do HIV no município. A premiação é referente à 4ª edição (2022) na categoria “Transmissão Vertical do HIV” e foi entregue ao município durante o Fórum de Dirigentes no mês de agosto deste ano.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. Durante a gestação as mães devem ser investigadas para IST, especialmente para o HIV e sífilis.

No município de Tupã o Ambulatório de Moléstias infecciosas é uma das portas da Atenção Básica que orienta sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada, especialmente de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais B e C.

“O sistema de Saúde de Tupã tem crescido e se aprimorado nos últimos anos, e receber o prêmio é sinal de que estamos aproveitando todas essas ferramentas da melhor forma possível, garantindo assim a exclusão de doenças e garantindo a saúde da população. Parabenizo toda a equipe responsável e ressalto que todos os nossos funcionários são extremamente competentes em suas áreas de atuação”, parabenizou o titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

O prefeito Caio Aoqui também parabenizou todo o sistema de saúde de Tupã e agradeceu pelo belo trabalho que é realizado nos departamentos todos os dias. “É gratificante ver Tupã se tornando referência no tratamento e nas orientações sobre este assunto. Esse prêmio é reflexo de um trabalho muito bem desempenhado, e seguiremos orientando e tratando toda a nossa população”, disse.

Prêmio “Luiza Matida”

O Prêmio “Luiza Matida” é idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida por seu trabalho durante vinte anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde, e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis que contribuíram para a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.