Saúde - Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023

Vigilância Sanitária de Tupã participa de Oficina Regional em Assis

Evento apresentou a implantação e operacionalização da VSPEA em municípios prioritários

A equipe do setor de Vigilância Sanitária da Estância Turística de Tupã participou da Oficina Regional de Elaboração e Implementação do Plano Municipal sobre o uso de agrotóxicos. A Oficina realizada na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) apresentou as diretrizes da Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA).

Representando o Centro de Vigilância Sanitária, Denise Piccirillo Barbosa da Veiga, da Divisão de Ações sobre o Meio Ambiente (SAMA/CVS/SES), ministrou as oficinas e abordou os temas “Apresentação das ações previstas nas diretrizes da VSPEA” e “Avanços e desafios dos municípios na elaboração do plano municipal”.

Segundo a organização da oficina, o objetivo principal foi discutir a implantação e a operacionalização da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) nos municípios prioritários, considerando os critérios e os instrumentos propostos pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com informações, a VSPEA exerce ações integradas de saúde direcionadas às populações expostas a agrotóxicos ou potencialmente expostas, sobretudo aos trabalhadores e às comunidades afetadas. Consiste em notificação das intoxicações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), levantamento e análise sistemática de dados e ações de prevenção e promoção de saúde. Inclui também o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos, inclusa a água, bem como a contaminação do solo.

Assim como demais municípios participantes, Tupã coletou água de reservatório do poço subterrâneo do sistema de abastecimento, localizado próximo às plantações do distrito de Varpa e o resultado foi satisfatório.

“Essa integração de municípios para a troca de ideias é fundamental, principalmente quando os assuntos são para a ampliação de ações para o cuidado com a saúde de toda a população. As agentes do setor puderam aprender mais sobre o controle de agrotóxicos, ótima palestra aplicada, visto que Tupã é uma cidade com uma área rural vasta e que merece cuidados também”, disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde. dr. Miguel Ângelo de Marchi.