Educação - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Construção do CEI vai impulsionar o Programa de educação integral em Tupã

Investimento de R$ 10 milhões no novo conceito de ensino é para transformar vidas

Construção do CEI vai impulsionar o Programa de educação integral em Tupã

O Centro de Educação Integral (CEI) que está sendo construído na zona Oeste de Tupã, com um investimento de R$ 6 milhões, além de outros R$ 4 milhões para ampliar, reformar escolas, aumentar a capacidade de produção da merenda, a contratação de professores e equipes de apoio e transporte fazem parte da nova concepção de ensino, que a administração está implementando no município: o de transformar vidas, através da educação.

O CEI, por exemplo, vai impulsionar o Programa de Educação Integral, que em Tupã saiu do zero para atender 2.200 alunos desde o ensino infantil (creches) ao ensino fundamental – 1º aos 5º anos. O complexo educacional receberá os estudantes da EMEIEF Nossa Senhora de Fátima e EMEF Prof. Odinir Magnani.

Composto de sete blocos numa área de pouco mais de 3 mil metros quadrados vai possuir salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório, espaço de informática, setor administrativo, cozinha, refeitório, pátio coberto, sala do grêmio, sanitários e quadra de esportes.

“Tempo integral em Tupã não vai significar o aluno ficar mais tempo dentro da sala de aula, mas daremos a oportunidade para que os alunos fortaleçam a convivência com a concepção educacional que garante o desenvolvimento intelectual, física, emocional, social e cultural”, pontuou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti.

Além do estudo regular, no contraturno, os alunos desenvolvem atividades de adequação curricular, informática, empreendedorismo, robótica, sócio emocional, culinária, judô, natação, dança, dança afro, capoeira, ginástica acrobática, teatro, artes visuais, canto e coral, violão e fanfarra.

O prefeito Caio Aoqui esclareceu que o investimento na formação integral das crianças resultou de muito planejamento. “Novos espaços de CEI serão criados e poderão futuramente absorver a demanda das demais escolas. Ou seja, até 2024, todas as unidades da cidade atenderão integralmente em locais mantidos pelo poder público para acolher e oferecer formação de qualidade para nossas crianças”, explicou.

Ao dobrar o atendimento em carga de 8 horas, as 21 salas de aula foram para 42 salas, nas Escolas Municipais de Educação Infantil/Ensino Fundamental João Geraldo Iori, Governador Mário Covas, Professor Thiago Alves da Silva Leandro e Professor José Maris, respectivamente.

MAIS MERENDA COM QUALIDADE

Dobrar a carga horária de alunos para proporcionar ensino regular e o desenvolvimento de outras habilidades também importou em aumentar a quantidade de merenda para servir até quatro refeições/dia. Mas, aumentar a produção para 10 mil refeições diariamente para alimentar os 4.700 alunos da Rede Municipal de Ensino, incluindo creches, pré I e II e do ensino fundamental, foi preciso ampliar o prédio da Cozinha Piloto em 40%, com investimento de cerca de R$ 950 mil.

A cozinha instalada na Rua Nhambiquaras, 1.505 – Jardim Nossa Senhora de Fátima, possuía 650 metros quadrados e foi ampliada em mais 270 metros quadrados. As instalações permitem um trabalho mais adequado aos 30 funcionários.

De acordo com a nutricionista responsável pela Cozinha Piloto, Patrícia Simões além de aumentar a produção da merenda, houve investimento para melhorar a qualidade das refeições: “As refeições têm como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, assim como a formação de hábitos saudáveis.

Anualmente os funcionários da Cozinha Piloto recebem treinamento para um maior cuidado, desde o recebimento dos alimentos, armazenamento, preparo e a distribuição”, explicou.