Educação - Terça-feira, 26 de Setembro de 2023

Prefeitura inaugura a Casa do Artesão “Enoch Fonseca”

Espaço já está em funcionamento para exposição e comercialização dos produtos

Na manhã desta segunda-feira (25) a prefeitura, através da Subsecretaria Municipal de Cultura, inaugurou a Casa do Artesão. A Casa, que já está aberta para toda a população conhecer, esta localizada na rua Coroados s/n, ao lado do Museu Pedagógico Índia Vanuíre.

Na inauguração foi assinado o Decreto Municipal nº 10.133, que dá o nome do cidadão Enoch Fonseca à Casa do Artesão, que também foi artesão em Tupã e muito lutou para conseguir espaço para todos os artesãos da cidade.

Em vida, segundo familiares e amigos próximos, o artesão Enoch Fonseca participou de inúmeras iniciativas que buscavam resgatar a arte e cultura no município. Também participou de edições do tradicional projeto Quinta com Arte, onde ensinava crianças e adultos sobre a arte do entalhe em madeira e comercializava seus produtos.

Representando sua família, a filha do senhor Enoch Fonseca, Thaís Fonseca, muito emocionada com a homenagem, contou um pouco sobre a história de seu pai e sobre detalhes pessoais de sua vida para que todos os presentes conhecessem quem foi Enoch Fonseca além das inúmeras iniciativas políticas e culturais a qual se vinculou e foi conhecido na cidade. Thaís ainda finalizou sua fala cantando um trecho da música “Como nossos pais” da cantora Elis Regina.

“Meu pai era esse homem gigante, no falar sério, no brincar, era uma pessoa de bem com a vida. Hoje seu nome será perpetuado aqui, na cidade que ele tanto amou”, disse.

O Subsecretario de Cultura, Luis Carlos Sanches, destacou a importância da inauguração do espaço, e ressaltou sobre toda a luta de todos os artesãos para que conquistassem um local específico para mostrarem seus trabalhos.

“Mesmo com todos os projetos que visam dar enfoque aos trabalhos dos artistas da nossa cidade, a Casa do Artesão será a principal porta para que os moradores de Tupã e as pessoas que estejam visitando a nossa cidade conheçam esses trabalhos tão bonitos. A Casa está toda estruturada com espaço para todos os artesãos da cidade exporem seus produtos e possam conseguir suas rendas com esses trabalhos”, disse.

Autora da indicação Nº 454/2022 que solicita a homenagem em nome do senhor Enoch Fonseca, a vereadora professora Cris Vicente destacou em seu discurso a quanto o homenageado era querido por todas as pessoas, o que foi essencial para que pedisse a homenagem.

“Eu não conheci o senhor Enoch em vida, mas todas as pessoas com quem conversei sobre ele sempre me falavam as melhoras coisas a seu respeito. Ficou nítido pra mim que, além de toda a sua história de luta para uma sociedade melhor e mais igualitária, o senhor Enoch foi uma pessoa boa de coração e que merece essa homenagem que perpetuará o seu nome”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou sobre todas as lutas até hoje para que o trabalho dos artistas da cidade sejam cada vez mais reconhecidos, e parabenizou os artesãos da cidade que sempre estão junto à Cultura buscando conquistas como esta.

"Quero destacar primeiramente a gentileza do Museu índia Vanuíre, que cedeu o espaço que hoje é a Casa do Artesão sem pensar duas vezes. São trabalhos assim, em conjunto, com muitas mãos ajudando, que conseguimos conquistar cada vez mais coisas boas para os nossos artistas e toda a nossa população”, ressaltou.

A Casa do Artesão já está aberta para todas as pessoas e funcionará de segunda a sábado, das 8h as 18h para exposição e comercialização de diversas peças artesanais.