Saúde - Terça-feira, 26 de Setembro de 2023

Ambulatório de Moléstias participa da SIPAT do hospital Santa Casa

Equipe realizou roda de conversa com cerca de 30 funcionários do hospital

Ambulatório de Moléstias participa da SIPAT do hospital Santa Casa

A equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, da Secretaria Municipal de Saúde, foi convidada para participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do hospital Santa Casa de Misericórdia de Tupã. A equipe realizou roda de conversa para falar sobre exposições a materiais biológicos.

A roda de conversa reuniu cerca de 30 funcionários do hospital, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes administrativos e de limpeza, profissionais da UTI e estagiários.

Durante a conversa foram discutidos assuntos como tipos de profilaxias, exposição a materiais biológicos, profilaxias após exposição sexual e violências sexuais. Os assuntos foram inseridos tendo como porta de entrada para essas situações o hospital Santa Casa, para ensinar e treinar os profissionais para lidarem com essas possíveis situações.

A SIPAT representa o evento onde atividades direcionadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais são obrigatoriamente realizadas. O principal objetivo é promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico, do maior número de servidores possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. Também levá-los a conhecer o papel e ações da comissão, desenvolvendo o entendimento e cooperação necessários para levar adiante e com bons resultados o trabalho da CIPA.

“Falamos sobre a importância dos profissionais terem sensibilidade ao acolherem os pacientes expostos a essas doenças, do preenchimento correto das fichas e documentos que serão enviados para o laboratório para dar continuidade ao atendimento do paciente. Falamos um pouco sobre como tudo funciona”, contou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.

O secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que os atendimentos que visam preservar a saúde da população precisam estar preparados, e que a união com demais unidades é essencial para os funcionários terem dimensão.

“Tupã tem uma rede de atendimento público da saúde muito grande, com especialidades para cada tratamento. Assim, a união entre essas unidades e o compartilhamento de informações é fundamental, visto que as equipes da saúde têm muitos profissionais e sempre esta se renovando”, disse.