Educação - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023

VI Mostra Fênix homenageia o Subsecretário de Cultura Luis Carlos Sanches

Abertura dos espetáculos acontece neste sábado (07) e programação segue até terça-feira (10)

Neste sábado (07) começa a VI Mostra Fênix de Teatro, que reunirá diversas companhias teatrais para apresentações em Tupã. A nova edição da Mostra será gratuita e homenageará o Subsecretário Municipal de Cultura Luis Carlos Sanches, que há muitos anos é reconhecido no meio artístico do município.

Segundo informações da organização, a Mostra Fênix será realizada até o dia 10 de outubro, com apresentações no período da tarde e noite, e com peças para diversas faixas etárias. Ao todo, serão 8 companhias de teatro de Tupã e de cidades da região, além da apresentação de atores selecionados no Edital 01/2023 de Chamamento Público de apoio à cultura.

Emocionado com a homenagem, Luis Carlos ressaltou que a Mostra Fênix é muito além de entretenimento, e que cumpre o papel da arte de unir as pessoas. “Estou muito contente e grato pelo reconhecimento. O teatro sempre fez parte da minha vida, me trouxe inúmeras conquistas e realizações, e ser homenageado me traz uma enorme alegria. Sempre busquei por espaço para as inúmeras linguagens artísticas e continuarei lutando. Tupã é uma cidade com uma vasta classe artística, com pessoas extremamente talentosas e que sempre terão o meu apoio. Obrigado Grupo Fênix de Teatro por pensar no meu nome para a homenagem”, agradeceu.

O diretor e ator do Grupo Fênix de Teatro, Charles dos Passos, aproveitou para convidar a população para prestigiar mais esta edição da Mostra, e ressaltou que este ano a programação completa esta cheia de novidades e novos grupos participantes.

“Sempre tivemos a participação de grupos teatrais de muitas cidades da região, até mesmo de outros estados, o que sempre contribuiu para a bagagem dos artistas que participam. Durante a Mostra queremos que todas as experiências dos artistas também sejam compartilhadas com o público, fomentando ainda mais a linguagem do teatro. Quero convidar todos para prestigiarem os nossos artistas convidados e fazerem parte dessa singela homenagem ao Luis Carlos Sanches, subsecretário de Cultura da nossa cidade”, convidou.

O prefeito Caio Aoqui também convidou a população para prestigiar mais esta edição da Mostra Fênix, e parabenizou a homenagem ao Subsecretário. “Essa homenagem é muito importante e mostra o quanto a Cultura está bem dirigida em nossa cidade. Conheço o Luis Carlos há anos e sei da competência que ele tem, da bagagem cultural que ele poderia e, de fato, trouxe para a Subsecretaria. Fico muito contente por ele ser o homenageado deste ano, também já tive esse privilégio, e agradeço ao Grupo Fênix por sempre buscar fomentar a arte e a cultura na nossa cidade”, disse.

Homenageado

A homenagem feita para Luis Carlos Sanches é devido a sua carreira sempre vinculada à cultura. Começou sua carreira artística ainda muito jovem, e aos 13 anos, em 1979, atuou na peça “Tutti-frutti”. Luis seguiu representando papéis nas peças “Um mendigo para amar, outro para morrer” (1981) “Dois na cama e um na lama” (1982) - “O Tartufo” (1983) e “Menina não entra” (1984).

Seu gosto pelos palcos continuou, mas sua jornada levou o jovem artista a se aventurar na direção de peças teatrais e aos 20 anos Luis Carlos Sanches dirigiu sua primeira peça, o espetáculo “Pirlimpimpim”. Também dirigiu “O Recruta zero contra o Sargento Tainha” (1987), “ Todo mundo nu para virar Anjo” (1988), “A Nudez dos Anjos” (1990), “Os Caingangs” (1992),“O Boi e o Burro em busca D’Ele” (1994), “Luz, Câmera, Ação” (1995) e “Longa Jornada Corpo adentro” (2007).

Dentro da longa jornada como ator e diretor, Luis Carlos também buscou se formar na área e conseguir ainda mais feitos artísticos. Participou da Oficina de Iniciação Teatral e se formou em 2008; e da Oficina de Teatro Físico do Circuito Cultural Paulista e se formou em 2011. Também foi professor de teatro em 1991/1992 pelo projeto “A Escola Faz Teatro”; e em 2009 pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura.

Lutando pela causa dos artistas em Tupã e buscando criar leis municipais que objetivam o fomento às artes e à cultura, à produção cultural, o desenvolvimento da cultura, e a circulação dos bens culturais, Luiz Carlos foi vereador de 1996 a 2000 e de 2009 a 2016. Ainda no meio político, Luis Carlos hoje faz parte do Poder Executivo, à frente da Subsecretaria de Cultura, dando continuidade à execução das Leis de Incentivo à Cultura - Fundo de Cultura; a realização de vários projetos culturais, e implantando, dentre outros, o Festival do Folclore da Estância Turística de Tupã.

07/10 (sábado) – Abertura da VI Mostra Fênix de Teatro

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes” (Av. Tamoios, 1.650)

07/10 (sábado) – Espetáculo “Peter Pan – O Musical”