Educação - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023

Alunos da rede municipal celebram Dia das Crianças com sessão de cinema

Cerca de 3.200 crianças do pré-I ao 5º ano poderão participar desta atividade cultural

Os alunos das onze Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) de Tupã terão a oportunidade de ir ao cinema gratuitamente. Cerca de 3.200 crianças do Pré-I ao 5 ano, matriculadas na rede, serão levadas a sessões especiais até o dia 11 de outubro.

O passeio é parte do calendário de atividades programadas para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, os estudantes participantes desta excursão têm de 4 a 12 anos, e estão assistindo uma animação.

“Os filmes também são ferramentas educativas que contribuem na formação do imaginário dos pequenos espectadores. Por isso, nossa equipe pedagógica escolheu o longa-metragem Elementos (2023, Disney) para a edição deste ano do passeio. Mais do que democratizar o acesso à sétima arte, as ações promovidas pelas escolas precisam focar no desenvolvimento de novas competências e habilidades, seguindo sempre a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ”, explica.

Esta atividade oferece ainda pipoca e refrigerante aos alunos, permitindo que eles vivenciem a experiência completa de ida ao cinema. Durante a semana, há também brinquedos infláveis nas escolas e uma programação interna especial.

“A energia dessas crianças é contagiante. Neste mês, celebramos o aniversário de nossa cidade e o Dia das Crianças, por isso, todos os anos preparamos uma programação muito especial para festejar com nossos pequenos na Rede Municipal de Ensino. Com o vereador Israel Tutu, que sempre faz a indicação à Câmara Municipal, e que nos ajuda nesse trabalho de dar às crianças um ‘Dia de Cinema’”, diz o prefeito Caio Aoqui.

A proposta de “Um dia de Cinema” é apresentada anualmente à prefeitura por meio do poder legislativo. Segundo Israel Veloso – Tutu, o objetivo do projeto é incentivar a ampliação do conhecimento cultural dos estudantes, assim eles aprendem se divertindo.

O vereador comenta que “toda criança possui curiosidade de conhecer o mundo que, muitas vezes, só é visto nos livros ou nas telas. Além de ser uma atividade recreativa, visitas ao cinema fomentam a criatividade, a linguagem, e a socialização. Explorar o mundo fora da sala de aula ajuda a desenvolver o repertório delas para além do senso comum”.

Creches

Nas creches-escolas, que atendem bebês de 0 a 3 anos, diversas ações estão programadas para o mês das crianças e variam de uma unidade para a outra. Conforme a diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Solange Schinor, além dos brinquedos infláveis, as professoras e ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) prepararam atividades como:

• Apresentações de música
  • Bailinhos encantados
  • Banho de mangueira (dependendo do clima)
  • Brincadeiras tradicionais
  • Cineminha
  • Contações de histórias
  • Desfile de fantasias
  • Dia do cabelo maluco
  • Dia do faz de conta (desfile de fantasia)
  • Dia do pijama